#DNCS2016 atrai grande público e reúne 85 serviços em São Luís-MA

Cidadania

A 10ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) em São Luís (MA) foi uma grande festa entre trabalhadores e seus familiares e empresários da construção civil. O evento atraiu pela manhã cerca de 650 trabalhadores e teve a adesão de 350 voluntários, que, por meio da prestação de serviços, doaram um pouco dos seus talentos profissionais nas áreas de saúde (consultas, exames e odontologia), educação, cidadania, estética, qualificação profissional, cultura, lazer e outros. Até o meio-dia, foram realizados 4.673 atendimentos.

871dca36-1f8e-4dcf-a8b6-aa83561109ca
Atendimentos Odontológicos, no Dia Nacional da Construção Social(DNCS), em São Luis-MA. Créditos:CBIC

A capital maranhense foi uma das 32 cidades a realizar a ação social, promovida nacionalmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), por meio do Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC) e o Sesi Nacional, com apoio do Seconci Brasil. Em São Luís, a ação foi promovida pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-MA), Sistema Fiema, por meio do Sesi-MA e Senai-MA, e vários parceiros. O tema deste ano foi “Valores Constroem”.

Oitenta e cinco serviços foram oferecidos aos trabalhadores no DNCS 2016 em São Luís. Além do atendimento ao público, durante o evento, foi lançado oficialmente o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Maranhão (Seconci-MA), por meio do qual serão prestados serviços nas áreas de Medicina Ocupacional e segurança do trabalho para as empresas associadas e seus colaboradores. A cerimônia de abertura teve a participação da Banda da Polícia Militar e bênçãos do padre Heitor Morais e do pastor Edmilson Pires.

De acordo com o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, o Dia Nacional da Construção Social mais uma vez cumpre seu objetivo de colaborar para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos trabalhadores e seus familiares. “Este ano, temos como novidade para o segmento maranhense, a criação do Seconci-MA, que vem contribuir ainda mais para a prestação de serviços ás empresas e aos trabalhadores. É mais uma ação importante que implantamos em prol do crescimento do segmento”, afirmou.

Além de Fábio Nahuz, a solenidade e abertura contou com a presença do vice-presidente do Sinduscon-MA, Edmilson Pires; do vice-presidente da Fiema, José Orlando Soares Leite, representando o presidente da entidade, Edilson Baldez; da juíza Luzia Madeiro Neponucena, representando o Tribunal de Justiça do Maranhão; da secretária de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Flávia Alexandrina, representando o Governo do Estado; do secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Diogo Lima, representando a Prefeitura de São Luís; do superintendente do Instituto Evaudo Lodi e diretor regional do Senai-MA, Marco Moura; da superintendente do Sesi-MA, Roseli Ramos; do superintendente geral da Fiema, Albertino Leal; dirigentes de empresas e órgãos parceiros, como Dorgival Pereira, diretor de Relações Institucionais da Vale; do reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins; empresários e trabalhadores e seus familiares.

Para o empresário Iran Vidal o DNCS é importante para o segmento, pois demonstra a preocupação do empresariado com a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores. “Neste momento também, nós nos unimos mais e fazemos uma grande festa de confraternização”, disse.

Na opinião de voluntários, o Dia Nacional de Ação Social é uma oportunidade de compartilhar conhecimento e doar o que sabem ao próximo. “A gente passa a maior parte do tempo na teoria e em ações sociais podemos praticar o que aprendemos. Além disso, podemos ajudar pessoas carentes, que necessitam tanto de serviços em áreas como saúde”, disse Maria Livismar Mendes Gomes, voluntária da área de estética.

A professora universitária Josênia Costa Ribeiro Levi sempre participa como voluntária no DNCS e afirmou que esse tipo de atividade funciona tanto como aprendizado profissional quanto para disseminar a importância de ajudar as pessoas carentes. “É uma troca. Nós oferecemos nosso conhecimento e a comunidade nos permite aprender o quanto o trabalho voluntário nos fortalece e enriquece, tornando-nos mais humanos por meio da convivência social”, avaliou.

Fonte: Boletim CBIC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *