GE garante mais de US$900 milhões em pedidos para a maior usina de energia a gás da América Latina

Usina de 1,5 GW de Porto de Sergipe contará com três turbinas a gás HA da GE Power e tecnologia de transmissão da GE Energy Connections

São Paulo, Brasil, 28 de outubro de 2016A GE (NYSE:GE) anunciou hoje que obteve um pedido completo de mais de US $ 900 milhões com a Centrais Elétricas de Sergipe S.A. (CELSE) para usina de energia de ciclo combinado de Porto de Sergipe no Brasil. Com uma capacidade de geração de 1.516 MW, a instalação será a maior usina a gás na América Latina e vai proporcionar uma taxa de eficiência superior a 62%.

“Porto de Sergipe vai transformar a forma como a energia é distribuída no Brasil, e estamos confiantes de que a GE é a parceira certa para entregar o escopo total do projeto por meio de suas soluções de energia a gás otimizadas”, disse Eduardo Antonello, CEO da Golar Power, proprietária da empresa de projeto CELSE. “Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto para fornecer soluções de energia mais acessíveis, confiáveis e limpas para o povo do Brasil.”

A planta contará com três turbinas a gás HA da GE e uma turbina a vapor, bem como um gerador de recuperação de calor (HRSG) e outros equipamentos correspondentes adicionados ao portfólio da GE por meio de recentes aquisições. O contrato também inclui um sistema de transmissão robusto fornecido por completo pela GE Energy Connections. Este sistema incorpora uma subestação elevatória de alta tensão na usina, linhas de transmissão e uma baía na subestação existente.

“A tecnologia HA da GE é a mais rápida – capaz de entregar potência máxima para a rede em menos de 30 minutos – e mais eficiente do que nunca, e está mudando a maneira com a energia é entregue para os nossos clientes em todo o mundo”, disse Alvaro Anzola, diretor de Gas Power Systems para América Latina na GE Power. “Explorar a  GE Store e combinar a tecnologia da turbina a gás HA com outras tecnologias inovadoras da GE, é uma revolução que vai fazer uma diferença real no atendimento às crescentes demandas de energia no Brasil.”

Uma vez concluída, a central de ciclo combinado, localizada na Barra dos Coqueiros, será responsável por cerca de 15% da demanda de energia do Nordeste do Brasil. Além disso, com uma extensa quantidade de energia eólica e hidrelétrica no Brasil, a tecnologia 7HA da GE irá desempenhar um importante papel para permitir uma resposta rápida às flutuações da demanda da rede e adaptar-se rapidamente às mudanças climáticas. A primeira operação da usina está prevista para janeiro de 2020, como parte do complexo de geração de energia Governador Marcelo Déda.

“A GE é atualmente capaz de oferecer um portfólio de soluções completas para os nossos clientes, desde a concepção do projeto até a entrega da planta”, disse Rafael Santana, Presidente e CEO da GE América Latina. “Nossa empresa está contribuindo de uma forma mais assertiva e robusta para o desenvolvimento e a diversificação da matriz energética brasileira. Hoje, os nossos equipamentos já são responsáveis por mais de 33% de toda a energia produzida no país, superior a 47 GW.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *