Brasil
Novembro, 2016 – O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil são temas centrais do seminário “Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz”, que vai disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios. “Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Promovido pela CBIC e pelo Sesi Nacional, o evento dá continuidade ao processo de capacitação dos associados do segmento da construção iniciado em junho. Com a realização pelo Sindicato da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci-Rio), com o apoio da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ), o encontro no Rio inaugura a agenda de debates na região Sudeste, mobilizando empresários e dirigentes da construção civil e também o Ministério Público Estadual.
Durante o encontro no Sinduscon-Rio, Gesner Oliveira, consultor da G.O Associados e Leonardo Barreto, cientista político, dois dos especialistas responsáveis pela formulação de parte dos documentos do Guia de Ética e Compliance para lnstituições e Empresas da Construção Civil apresentarão as linhas gerais do tema. O procurador do Estado do Rio de Janeiro, André Rodrigues Cyrino, participa do painel central sobre a questão da ética e compliance na construção. O programa de Compliance desenvolvido pela Siemens AG é o estudo de caso que será apresentado pelo diretor de Compliance da Siemens, Reynaldo Makoto Goto. “O combate a corrupção e o estímulo a legalidade são exigências irrenunciáveis para o nosso setor”, afirmou o presidente do Sinduscon-Rio, Roberto Kauffmann.
A CBIC também apresentará o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servirão de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas. Esse ferramental é inédito e inclui um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada; um código de conduta concorrencial para a construção civil; e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor. “São exemplos os projetos mal feitos, a falta de transparência na ordem cronológica do pagamento de faturas e orçamentos irreais”, diz Martins.
“Nosso objetivo com este evento é disseminar o tema entre as empresas do setor e apoiá-las para que possam estruturar seus próprios sistema internos de Compliance. A CBIC apoia e defende a criação de um ambiente de negócios mais transparente e justo que permita a livre concorrência contribuindo para o fortalecimento das empresas e da economia e porque não da sociedade Brasileira”, afirma Ana Cláudia Gomes, gerente de Relações Institucionais do Seconci-Rio e presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC.
Clique aqui para acessar a programação do Seminário de Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz.
Fonte: Boletim CBIC