Construção Civil avança na capacitação e leva Seminário sobre Ética e Compliance para o Rio de Janeiro

Brasil

Novembro, 2016 – O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil são temas centrais do seminário “Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz”, que vai disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios. “Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

cbic

Promovido pela CBIC e pelo Sesi Nacional, o evento dá continuidade ao processo de capacitação dos associados do segmento da construção iniciado em junho. Com a realização pelo Sindicato da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci-Rio), com o apoio da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ), o encontro no Rio inaugura a agenda de debates na região Sudeste, mobilizando empresários e dirigentes da construção civil e também o Ministério Público Estadual.

Durante o encontro no Sinduscon-Rio, Gesner Oliveira, consultor da G.O Associados e Leonardo Barreto, cientista político, dois dos especialistas responsáveis pela formulação de parte dos documentos do Guia de Ética e Compliance para lnstituições e Empresas da Construção Civil apresentarão as linhas gerais do tema. O procurador do Estado do Rio de Janeiro, André Rodrigues Cyrino, participa do painel central sobre a questão da ética e compliance na construção. O programa de Compliance desenvolvido pela Siemens AG é o estudo de caso que será apresentado pelo diretor de Compliance da Siemens, Reynaldo Makoto Goto. “O combate a corrupção e o estímulo a legalidade são exigências irrenunciáveis para o nosso setor”, afirmou o presidente do Sinduscon-Rio, Roberto Kauffmann.

A CBIC também apresentará o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servirão de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas. Esse ferramental é inédito e inclui um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada; um código de conduta concorrencial para a construção civil; e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor. “São exemplos os projetos mal feitos, a falta de transparência na ordem cronológica do pagamento de faturas e orçamentos irreais”, diz Martins.

“Nosso objetivo com este evento é disseminar o tema entre as empresas do setor e apoiá-las para que possam estruturar seus próprios sistema internos de Compliance. A CBIC apoia e defende a criação de um ambiente de negócios mais transparente e justo que permita a livre concorrência contribuindo para o fortalecimento das empresas e da economia e porque não da sociedade Brasileira”, afirma Ana Cláudia Gomes, gerente de Relações Institucionais do Seconci-Rio e presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC.

Clique aqui para acessar a programação do Seminário de Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz.

Fonte: Boletim CBIC 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *