Evonik constrói planta para a produção de chapas acrílicas stretched para a indústria aeronáutica

Dezembro, 2016 Com seus materiais da marca PLEXIGLAS®/ACRYLITE® para a indústria da aviação, a Evonik há mais de 80 anos se mantém entre os principais produtores globais nessa área. Conhecidos fabricantes de aviões como a Airbus e a Boeing há muito tem usado os produtos da Evonik. Em decorrência de sua alta qualidade óptica, baixo peso e boa processabilidade, PLEXIGLAS®/ACRYLITE® tem sido usado tradicionalmente em janelas de cabines de aviões comerciais e em janelas de cockpit de outros aviões ou helicópteros.

Empresa deve investir cerca de dois dígitos de milhões de euros em nova planta em seu site de Weiterstadt, Alemanha.

Início da produção estimado para o começo de 2018

Permite a produção – inédita no mundo – de chapas de PMMA de grandes dimensões em conformidade com as normas Mil-P25690 e EN 4366.

PLEXIGLAS® Optical HCCom a decisão de construir uma planta para stretching e polimento de chapas de PMMA no site de Weiterstadt (Alemanha), a Evonik consolidou ainda mais a sua posição de mercado mediante integração vertical, ao mesmo tempo que direciona o seu portfólio de produtos para se tornar um fornecedor completo (full-range) de chapas de PMMA cast e stretched para a indústria da aviação.

As chapas de PMMA stretched oferecem melhor resistência química e resistência ao impacto, o que faz com que o material seja especialmente indicado para atender os requisitos extremamente exigentes da indústria da aviação.

A nova planta produtora de chapas streched PLEXIGLAS®/ACRYLITE® para a indústria da aviação é a mais avançada do gênero no mundo. Ela está sendo construída ao lado da planta já existente, que produz blocos de PMMA cast, que é o material básico para o processo de stretching.

JAS 39 Gripen, Frontscheibe aus PLEXIGLAS® GS 249 gereckt

O investimento permitirá, no futuro, a produção de chapas stretched duas vezes maiores do que as produzidas atualmente. Isso fará com que a Evonik, seja o único fabricante mundial dessas chapas de grandes dimensões, a satisfazer a tendência por janelas maiores nos aviões e o aumento resultante da demanda de dimensões oversized. No caso das aplicações mais tradicionais, essas chapas de grande dimensão irão resultar em um rendimento maior por chapa stretched enquanto mantêm os mais altos padrões de qualidade e segurança de fornecimento.

Segundo Martin Krämer, Presidente da Linha de Negócios Acrylic Products da Evonik no Segmento de Performance Materials, “A nova planta irá complementar idealmente o nosso portfólio de produtos nesse setor que apresenta crescimento extremamente rápido. Esse investimento está perfeitamente alinhado com o nosso foco estratégico em especialidades de PMMA e demonstra o nosso compromisso em ser um parceiro confiável para a indústria da aviação”.

“A demanda por chapas streched de PMMA que estejam de acordo com as mais altas exigências de qualidade e segurança de fornecimento está em elevação na indústria da aviação. Com a nova unidade de produção e a experiência dos nossos colaboradores, estamos perfeitamente preparados para trabalhar ao lado dos nossos clientes, apoiando o crescimento deles e promovendo a inovação dentro da indústria da aviação”, acrescenta Roland Mickal, diretor do setor Transportation Market da Linha de Negócios Acrylic Products.

Steve C. DuPont, gerente sênior de mercado da Acrylic Products, conclui: “As atuais cadeias de fornecimento se baseiam em tecnologias que já existem há mais de 50 anos, ou seja, o mercado precisa com urgência de um líder em inovação. O nosso investimento nos permite abastecer os clientes com as chapas de maior tamanho que existem no mercado e com as menores tolerâncias possíveis em termos de espessura. Desse modo, estamos melhorando os padrões das chapas de PMMA stretched e abrindo novas possibilidades de inovação e design para os nossos clientes”.

Sobre Acrylic Products

A Linha de Negócios Acrylic Products do segmento Performance Materials da Evonik fabrica a inspiradora marca plástica PLEXIGLAS®/ACRYLITE® e oferece ampla variedade de produtos especiais semiacabados para um grande número de aplicações orientadas ao futuro. Os principais mercados do PLEXIGLAS®/ ACRYLITE® são as indústrias aeronáutica, arquitetura e construção, aplicações no setor de iluminação e design, eletrônicos e comunicação, construção de móveis e estandes de feiras, além de utensílios para lojas.

Sobre Performance Materials

O segmento Performance Materials é dirigido pela Evonik Performance Materials GmbH. As atividades globais do segmento se concentram no desenvolvimento e na fabricação de materiais poliméricos e intermediários, especialmente para aplicação na agricultura e na indústria de plásticos e da borracha. Em 2015, os cerca de 4.000 colaboradores do segmento geraram vendas da ordem de 3,4 bilhões de euros.

Site: www.evonik.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *