BNDES e Prefeitura de Porto Alegre oficializam parceria para estruturação de PPP na área de iluminação pública

Investimentos privados permitirão sensível melhora na qualidade dos serviços prestados à população

Fevereiro, 2017 – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Prefeitura de Porto Alegre oficializaram hoje o início de parceria para estruturação de projeto de Parceria Público Privada (PPP) na área de iluminação pública. A cooperação do banco foi formalizada em evento na sede da Prefeitura Municipal na presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior e do superintendente da Área de Desestatização do BNDES, Rodolfo Torres.

A iniciativa é a primeira a ser oficializada no novo ciclo de atuação do Banco no âmbito municipal para estruturar parcerias com a iniciativa privada em serviços como iluminação pública e coleta de resíduos sólidos urbanos.

A parceria entre o BNDES e os municípios deverá ser formalizada com a assinatura de acordo de cooperação técnica, que prevê a assessoria do Banco nas etapas de planejamento e contratação de consultores, realização de estudos para modelagem da parceria, roadshow, audiência pública, consulta pública, atendimento a órgãos de controle até a realização dos leilões para contratação do parceiro privado.

Melhoria do serviço – A PPP na área de iluminação pública permitirá não apenas uma sensível melhora na qualidade dos serviços prestados à população, por meio de um modelo de gestão com foco na eficiência, mas, principalmente, uma reformulação do parque instalado com a realização de investimentos sustentáveis. Isso porque os projetos utilizarão componentes com menor impacto ambiental e novas tecnologias que proporcionam efetiva redução no consumo de energia elétrica para iluminação pública, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Porto Alegre conta hoje com mais de 80 mil pontos de iluminação pública, com potencial de investimentos da ordem de R$ 250 milhões na modernização do parque e na implantação de tecnologias inteligentes, que levarão a uma melhora na qualidade do serviço de iluminação e proporcionarão maior segurança para os porto-alegrenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *