Maior concurso universitário de urbanismo do país abre inscrições para a edição 2017

Promovido pela revista PROJETO em parceria com a Alphaville Urbanismo, o  URBAN21 premia os melhores projetos de desenho urbano entre as equipes inscritas, formadas por universitários.

Março, 2017 – Até o dia 2 de junho de 2017, acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo de todas as faculdades e universidades do país podem se inscrever na terceira edição do URBAN21. O concurso, promovido pela revista PROJETO em parceria com a Alphaville Urbanismo, visa incentivar os alunos a desenvolverem projetos urbanos que tragam novas ideias sobre mobilidade, densidade, infraestrutura e transporte, além das edificações no entorno, em áreas urbanas existentes nos municípios brasileiros.

O primeiro lugar leva um prêmio de R$ 10 mil e participa de um workshop na sede da Alphaville Urbanismo. Já para o segundo lugar, o prêmio é de R$ 6 mil e conta também com o mesmo workshop. Além disso, os professores orientadores das duas equipes vencedoras ganham um Ipad Mini.

Em 2016, a equipe vencedora elaborou um projeto para a revitalização de uma área na Tijuca, no Rio de Janeiro, entre as estações de metrô São Francisco Xavier e Saens Peña, uma região que tinha passado por um processo de degradação ao longo dos anos, com vários lotes murados e vazios. O planejamento feito pelos estudantes previa exatamente a integração desses lotes com o espaço público, priorizando a preservação ambiental e o uso de diferentes modais de transporte.

Já em 2015, os grandes campeões foram os estudantes do Centro Universitário Univates, de Lajeado (RS). Eles elaboraram um projeto para o Baixo 4º Distrito, uma região de 24 hectares em Porto Alegre. A proposta urbanística previa ruas com áreas verdes ampliadas e espaços onde se priorizava a circulação de pedestres.

As inscrições podem ser feitas pelo site do concurso, a partir do link  www.urban21.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *