Pedalada de combate à dengue agita a Ilha do Governador

Junho, 2017 – Os moradores da Ilha do Governador vão suar a camisa no combate à dengue, Zika e chikungunya no próximo domingo, dia 11 de junho. A Associação de Ciclistas da Ilha do Governador (ACIG) e o projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil, da Fiocruz, organizam o “Pedal junino de combate à dengue”, que prevê 20 quilômetros de pedalada e ações de conscientização no combate às arboviroses. “Essas doenças são um desafio de saúde pública e envolvem todos os segmentos da sociedade, por isso nos sentimos compromissados e entramos nesse desafio proposto pela Fiocruz”, afirma o fundador da ACIG e organizador do evento, Luan Ferreira.

O evento é gratuito e qualquer pessoa pode participar. Basta comparecer na concentração do evento, que está marcada para às oito horas, no Aterro do Cocotá. Depois de dada a largada, será feita uma parada em frente à sede da Associação de Moradores e Amigos de Tubiacanga (AMAT) e uma segunda parada na Praça do Zumbi. O encerramento está previsto para o meio dia, no próprio Aterro do Cocotá.

A escolha da parada em Tubiacanga é especial. Foi lá que o projeto da Fiocruz começou, em 2014. “Com os resultados positivos alcançados em Tubiacanga, o Ministério da Saúde autorizou a expansão do projeto e a liberação dos mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia para toda a Ilha do Governador e, posteriormente, para diversos bairros do Rio de Janeiro, alcançando cerca de dois milhões e meio de habitantes. O mesmo acontece em Niterói”, ressalta o coordenador de engajamento do projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil, Guilherme Costa.

Para Luan Ferreira, da ACIG, a oportunidade de ter os mosquitos aliados no combate à dengue, Zika e chikungunya espalhados por toda a Ilha do Governador é motivo de comemoração. “Já sofremos com uma epidemia de dengue. Esta região foi bastante afetada. Então, para evitar essa situação novamente, nós da associação de ciclistas aderimos a esta causa”, completa.

A ACIG convida a todos para a festa sobre duas rodas e orienta os participantes a utilizar trajes juninos, um calçado confortável e passar protetor solar. Os jovens menores de 16 anos só poderão participar se acompanhados dos responsáveis. O passeio conta com apoio do 17° Batalhão de Polícia Militar, 12° I.G.M., Superintendência da Ilha, Jornal Ilha Notícias, Portal Ilha Carioca e Faculdade CNEC Ilha do Governador.

Wolbachia – Desde outubro de 2016, o projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil, conduzido no Brasil pela Fiocruz, expande suas áreas de atuação, com recomendação e apoio do Ministério da Saúde. A fase de expansão, já iniciada em Niterói, agora chega a dez bairros da Ilha do Governador.  Os primeiros bairros da Ilha a receber os mosquitos aliados no combate à dengue, Zika e chikungunya são Ribeira, Zumbi, Cacuia, Pitangueiras, Praia da Bandeira, Cocotá, Bancários, Freguesia, Tauá e Moneró. Na sequência, será a vez do Jardim Guanabara, Jardim Carioca, Portuguesa, Galeão, Cidade Universitária, e também o bairro Cordovil, na zona norte do município do Rio de Janeiro.

O projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil propõe um método inovador e sem fins lucrativos capaz de reduzir a transmissão da dengue, Zika e chikungunya pela liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia. Essa bactéria é natural, pois existe em outros insetos. A iniciativa é parte do programa internacional Eliminate Dengue: Our Challenge, com participação do pesquisador da Fiocruz, Luciano Moreira, que lidera o projeto no Brasil. A metodologia propõe a liberação dos mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia em uma área por algumas semanas, proporcionado a substituição gradual da população de mosquitos Aedes aegypti de campo pelos mosquitos com a bactéria.

Esta substituição ocorre mediante o cruzamento entre eles, com a transmissão da bactéria pela fêmea aos seus filhotes. Desta forma, o método torna-se autossustentável, uma vez que naturalmente a bactéria vai se perpetuar nas gerações futuras dos mosquitos. Este método é seguro, não envolve modificação genética e é complementar a todos os demais métodos de combate às arboviroses.

SERVIÇO

“Pedal junino de combate à dengue”

Data: 11 de junho de 2017

Horário: Das 8hs ao meio dia.

Local de concentração: Aterro do Cocotá, Ilha do Governador, Rio de Janeiro/RJ.

Contato da Associação dos Ciclistas da Ilha do Governador: Luan Ferreira

Fonte: Imprensa/Fiocruz

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *