Siemens lança solução para digitalização de FPSO na Oil & Gas Techweek

Agosto, 2017 – No primeiro dia(21) da O&G TechWeek, que acontece de 21 a 25 de agosto no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro, a Siemens apresentou o Topsides 4.0, um conjunto de soluções para digitalização de Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência (da sigla em inglês FPSO).

O anúncio foi apresentado por Jesus Pacheco, Executive VP de Tecnologia e Inovação da Siemens e tem como foco a revolução tecnológica da indústria de Óleo & Gás. Segundo Claudio Makarovsky, responsável pela vertical de Óleo & Gás da Siemens, a iniciativa Topsides 4.0 seria lançada em Setembro, porém a tecnologia de digitalização numa plataforma no tipo FPSO, navio transformado em plataforma de produção, teve seu lançamento antecipado para a TechWeek no Brasil pela relevância e qualificação dos participantes presentes e também por ser o Brasil o maior demandante mundial deste tipo de plataforma.

“As empresas hoje devem visualizar a digitalização como uma iniciativa de transformação empresarial habilitada pela TI”, aponta Makarovsky. “A adoção da digitalização não é sobre a compra de uma solução única, mas sobre os clientes embarcarem em uma viagem com parceiros estratégicos para tornar seus negócios mais competitivos no mundo real, continuando a aproveitar os avanços no mundo digital. Com o Topsides 4.0, a Siemens pretende ajudar os negócios de O&G a alcançar esse objetivo respondendo aos desafios da 4ª revolução industrial”, pontua.

Na quarta-feira pela manhã, (dia seguinte) em seguida ao lançamento do Topsides 4.0, Makarovsky participará da Rio Automação na RB1, que chega à sua nona edição em 2017. Na ocasião, o executivo anunciará o MindSphere para o setor de Óleo e Gás com abordagem ao tema do último dia de evento, que será empreendedorismo. “Vamos apresentar o MindSphere, plataforma de inovação aberta da Siemens, mas não queremos apenas mostrar essa ferramenta. Nosso objetivo principal será estimular profissionais do segmento a ‘pensar fora da caixa’. A solução é extraordinária, mas ela vai se tornar cada vez mais importante à medida que receber mais contribuições de novos aplicativos, por exemplo, e é isso que nós queremos incentivar nessa participação”, esclarece.

A Siemens oferecerá um “Market Place“ de aplicativos (apps) como o Google Play ou Apple Store, em que os desenvolvedores (profissionais liberais, Integradores, Universidades, Startups, ou usuários finais) poderão se cadastrar, se habilitar e ter acesso aos API’s (ferramentas de desenvolvimento de apps), desenvolver seu app e, sendo aprovado, ter o mesmo divulgado para venda no Market Place mundial. Ou até contratar um acesso de desenvolvedor e acessar a todos esses API’s e “Libraries” para desenvolver e negociar os seus apps para seus clientes.

No Brasil já temos Chemtech, Atos e Accenture como desenvolvedores homologados com diversos apps desenvolvidos.

Segundo o executivo, dois fatos tornam o segmento de Óleo & Gás um dos mais promissores e desafiadores da economia brasileira: o grande potencial das reservas ainda não exploradas e as novas tecnologias disponíveis. “Os dois eventos devem reunir os principais tomadores de decisão sobre este tema no Rio de Janeiro e a Siemens apresentará novidades em ambos”, finaliza.

Serviço:

O&G Tech Week e Rio Automação

Data: 21 a 25 de agosto

Horário: das 9h às 18h30

Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro – RJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *