CASE lança pá-carregadeira W20F na Concrete Show 2017

Modelo é equipado com motor mecânico NEF 6 MAR-I/Tier 3 da FPT Industrial e é um dos preferidos do segmento

Agosto, 2017 – A Case Construction Equipment escolheu a Concrete Show South America 2017 para lançar a versão F da sua pá-carregadeira líder de mercado na categoria de 10 toneladas de peso operacional: a W20. O modelo será exposto no estande da Associação Brasileira de Empresas de Serviço de Concretagem (ABESC), no evento que é um dos maiores do setor da construção e acontece de 23 a 25 de agosto em São Paulo (SP).

W20F. Créditos: Divulgação CASE CE

Os concreteiros são um dos principais segmentos usuários das pás-carregadeiras da marca, com frota própria ou locação. Essa preferência começou há décadas, com o uso da W20, o modelo mais antigo de pá-carregadeira CASE a ser fabricado e comercializado no Brasil.

Segundo o gerente de Marketing para a América Latina, Maurício Moraes, a operação da pá-carregadeira em uma usina de concreto é de extrema importância, na movimentação de materiais para alimentação das usinas com agregados, como brita, areia natural e calcário, além do carregamento de caminhões.

A preferência pelo modelo W20 acontece pela facilidade de manutenção, design robusto e mais simples, por ser uma máquina com menor tecnologia embarcada, além de menor custo para aquisição e manutenção, explica Moraes. 

Segundo ele, a produtividade nessa aplicação está muito ligada a boas práticas operacionais e à configuração correta do equipamento. São imprescindíveis pneus adequados ao terreno e caçamba própria para penetrar rapidamente na pilha de agregados.

Porque uma versão com motor mecânico – A CASE mantém na sua linha de produtos uma pá-carregadeira com motor mecânico e sem componentes eletrônicos, atendendo a demanda de mercado por um produto simples, robusto e de baixo custo operacional e de manutenção.

A W20F tem motor mecânico NEF 6 da FPT Industrial, que segue à legislação MAR-I/Tier 3 e desenvolve 152 hp de potência bruta. É a mais robusta da categoria e traz vantagens em relação à versão anterior, como manutenção mais barata e facilidade de acesso ao motor, menor nível de ruído externo e produtividade 13% maior com a curva de torque do novo motor. “A nova curva de torque do motor permite obter o torque máximo mais rápido e mantê-lo por mais tempo se comparado com a W20E”, explica o especialista de Produto Pablo Sales. “Com isso, a máquina também enche a caçamba mais rapidamente, aumentando o rendimento do trabalho”, completa.

Na versão F, a W20 oferece manutenção até quatro vezes mais fácil que a E devido às novas portas de acesso ao compartimento do motor e ao reposicionamento das caixas de baterias. Também é equipada com sistema Cooling Box standard e similar a dos modelos nacionais da Série E (621, 721 e 821) para melhor refrigeração e aumento da vida útil dos componentes. Como opcional, há ventilador reversível acionado de dentro da cabine, que permite a limpeza de todos os trocadores de calor, mesmo com a máquina trabalhando, o que evita paradas indesejadas.

Para instalação do sistema de refrigeração, a versão F traz chassi traseiro 300 mm maior, mas mantendo o mesmo raio de giro do modelo E; além de um novo contra-peso devido ao aumento do chassi traseiro.

Outro diferencial que facilita a manutenção é o número de peças em comum com outros modelos. O motor da W20F é mecânico, mas da mesma família dos utilizados em outros modelos de pás-carregadeiras da marca (621E, 721E e 821E). “O cliente que tem um dos modelos 621E, 721E e 821E pode utilizar as peças em comum para fazer manutenção na W20, reduzindo seu estoque. Como exemplo, o filtro de combustível agora é igual para os quatro modelos”, informa Sales.

O operador também ganhou mais conforto. Foi eliminado o ruído da marcha lenta e o nível de ruído externo foi reduzido para 107 dBA, semelhante aos demais modelos disponíveis no mercado.

A W20F passou por testes de campo em empresas que avaliaram o desempenho do modelo. “Uma grande siderúrgica mineira destacou o baixo nível de ruído externo e o desempenho maior em força de desagregação e estabilidade, mantendo o mesmo consumo de combustível em comparação com o modelo E”, comenta Maurício Moraes.

Características da W20F

Motor/ Potência líquida – 142 hp (106 kW) @ 2500 rpm

Caçamba standard – 1,91 m³

Peso Operacional: 10.050 kg

Carga de Tombamento: 6.108 kg

Carga Operacional: 3.054 kg

Força de Desagregação: 8.126 kg

Para mais informações acesse em:  www.cnhind.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *