Eliane Revestimentos cria novo tipo de esmalte cerâmico a partir da reciclagem

Produto é composto por 40% de resíduos reaproveitados

Setembro, 2017 – Para as indústrias cerâmicas, um dos grandes desafios é o volume e a diversidade de resíduos gerados na produção dos revestimentos, que muitas vezes precisam ser descartados. A dificuldade e o custo elevado para destinação ambientalmente correta deste material – aliados à escassez de matérias-primas – fazem as empresas buscarem tecnologias de reaproveitamento, adotando uma forte postura sustentável. Destas pesquisas, surgem soluções que impactam positivamente tanto o meio ambiente quanto os resultados financeiros das empresas, reduzindo os custos.

unnamed
Eliane Revestimentos cria novo tipo de esmalte cerâmico a partir da reciclagem. Divulgação

É o caso do projeto Resiecologi da Eliane Revestimentos, que foca na reutilização dos resíduos dentro da linha produtiva da própria empresa. O projeto é capitaneado pelo Sistema de Gestão Ambiental da Eliane, que monitora toda a cadeia produtiva e as possibilidades de redução e reaproveitamento de materiais.

Um dos resultados do Resiecologi foi o desenvolvimento de um novo tipo de esmalte para os porcelanatos, criado a partir das sobras do processo de esmaltação. Este material é transformado em um pó granulado que compõe cerca de 40% da nova formulação, que é utilizada no acabamento dos revestimentos rústicos –sem perda de qualidade estética e de desempenho.

A nova composição do esmalte utilizada pela Eliane resulta na redução de 51% do uso das matérias-primas naturais durante a produção destes produtos. Além disso, a empresa conseguiu reduzir em 16% o custo da produção nos produtos Peroba Decor, Stone Patch, Évora Deck e Jardins.

A assistente ambiental da Eliane Revestimentos Vanessa Malta conta que, com a aceitação dos consumidores, a empresa planeja ampliar a gama de produtos que recebam este esmalte especial, consequentemente reduzindo a necessidade do descarte dos resíduos.

A preocupação com o uso responsável dos recursos da natureza e a sustentabilidade é um dos pilares que conduz a Eliane Revestimentos, fazendo parte intrínseca do DNA da empresa. “Desde o início do desenvolvimento de um produto, nós sempre tomamos cuidados para que o uso dos recursos naturais empregados na fabricação sejam usados na menor medida possível, sempre mantendo a qualidade do produto. Com esta política, naturalmente a equipe de desenvolvimento interno avalia continuamente a hipótese de reutilização ou de reciclagem de resíduos”, comenta o diretor industrial da empresa Otmar Müller.

Para mais informações acesse em eliane.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *