Procel lança selo para luminária pública a LED

Rio, outubro, 2017 – O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), iniciativa do governo federal que é coordenada pelo Ministério de Minas e Energia e executada pela Eletrobras desde sua criação, acaba de lançar mais um Selo Procel, que atesta a eficiência de equipamentos elétricos. Trata-se do selo voltado a luminárias públicas a LED, que consolida o trabalho realizado com esta tecnologia – as lâmpadas LED residenciais já dispunham de certificação do Selo Procel desde 2014.

LED

O Selo Procel para luminárias públicas a LED fortalece o Procel Reluz, programa voltado a projetos de iluminação pública em municípios brasileiros. Com uma tecnologia mais eficiente e econômica, as prefeituras economizam e proporcionam uma maior qualidade no serviço público ao cidadão.

A iniciativa foi amplamente discutida pelos principais agentes do setor, entre os quais laboratórios de ensaios, especialistas, fabricantes e importadores e o Inmetro. Para receber o respectivo Selo Procel, os fornecedores deverão apresentar o certificado de conformidade da luminária emitido pelo Inmetro e os relatórios de ensaios que comprovem os níveis de eficiência e qualidade exigidos nos critérios específicos estabelecidos pelo Procel. Atualmente há nove laboratórios no país habilitados pelo Procel para emitir esses relatórios.

As luminárias LED deverão atender também a outros critérios como garantia do fornecedor de cinco anos, temperatura de cor correlata (TCC) entre 2700k e 5000k, o valor de eficiência energética medido e declarado mínimo 110 lm/W.

Fonte: Imprensa/Eletrobras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *