Saúde do trabalhador: Palestras em canteiros de obras alertam para prevenção contra o câncer de próstata

Ação preventiva é da FR Incorporadora, em parceria com o Seconci-GO. Empresa também conseguiu, para seus trabalhadores e familiares, redução de custos em exames. Doença mata um homem no Brasil a cada 36 minutos, segundo dados do Ministério da Saúde

Novembro de 2017 – Depois do engajamento ao Outubro Rosa, movimento mundial pela prevenção contra o câncer de mama, a FR Incorporadora promove neste Novembro Azul outra série de palestras em seus canteiros de obras, desta vez para alertar sobre os riscos do câncer de próstata, doença que mata um homem no Brasil a cada 36 minutos, segundo dados do Ministério da Saúde.

AA 2017-11-06 Palestra na Obra SPE Matiz da FR Incorporadora - Plestrante Raiany Ray Vieira (31)
Palestra-na-Obra-SPE-Matiz da FR Incorporadora Palestrante Raiany Ray Vieira. Créditos: divulgação

As duas primeiras já aconteceram, na segunda-feira (6), canteiro do Residencial Matiz Arte-Clube Bueno, na Avenida T-50, Setor Bueno; e na quarta-feira (8), foi a vez da equipe da galeria comercial também no Setor Bueno, receber as orientações. 

A exemplo do que ocorreu durante o Outubro Rosa, as palestras deste mês de novembro serão ministradas por profissionais do Seconci-GO (Serviço Social da Indústria da Construção do Estado de Goiás).

De acordo com a técnica em segurança do trabalho, Lourença Costa, os encontros terão duração de até uma hora e são voltados para colaboradores de ambos os sexos. “Esse trabalho é interessante porque desperta a curiosidade dos operários. Embora alguns fiquem constrangidos, sempre há um grande número de perguntas ao final da exposição”, comenta.

O engenheiro de segurança da FR Incorporadora, Raphael Chaul, destaca que a prevenção é importante para ambos os sexos, por isso a decisão de fazer os eventos  do Outubro Rosa e Novembro Azul nos canteiros de obras, cujo público é ainda predominantemente masculino, mas nos últimos anos tem tido uma maior participação de mão de obra feminina. “São 85% de homens para 15% de mulheres, mas isso está mudando aos poucos. A participação da mulher está aumentando, tanto nos setores produtivos da construção civil, quanto no administrativo”, afirma Raphael.

Além do trabalho de sensibilização para o autocuidado e prevenção ao câncer, a FR Incorporadora firmou uma parceria com o Seconci-GO para a redução dos custos de exames como mamografia e outros relacionados à prevenção ao câncer para os colaboradores e seus

familiares. “Acreditamos que o conhecimento adquirido na obra pode ser disseminado nas casas desses colaboradores e junto aos seus familiares. Assim, abrangemos uma maior quantidade de pessoas que, bem informadas e com acesso facilitado aos exames, terão condições de tratar o assunto com mais seriedade”, ressalta o engenheiro.

Segue datas: 

Parque Imperial, Jardim Imperial, Aparecida de Goiânia

22/11/2017

Reserva Jaraguá, Vila Monticelli

27/11/2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *