Alunos da FEI conquistam 1º lugar geral no Congresso Brasileiro do Concreto

Por conta do prêmio, a equipe Concreto FEI irá representar o País no campeonato mundial, nos Estados Unidos, em 2018

Novembro, 2017 – A Equipe Concreto FEI, formada por alunos de Engenharia Civil, conquistou o 1º lugar na Classificação Geral do Congresso Brasileiro do Concreto, o maior evento técnico nacional sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. O grupo da FEI coleciona prêmios nacionais e internacionais e é considerada uma das melhores equipes do País nesta área. Na competição deste ano, organizada pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), a equipe do Centro Universitário FEI conquistou títulos nas quatro categorias: 1º lugar na categoria APO (Aparato de Proteção ao Ovo), que envolve construir uma estrutura de concreto capaz de suportar o impacto de altas cargas e não permitir que o ovo de galinha quebre; 2º lugar no Concrebol, que consiste em desenvolver uma bola de concreto muito resistente; 2º lugar no Projeto Ousadia, que propôs o desenvolvimento de um estudo completo de uma passarela, com a construção de um protótipo e 4º lugar no COCAR, que compreende a elaboração de um concreto colorido de alta resistência.

FEI
Alunos da FEI conquistam 1º lugar geral no Congresso Brasileiro do Concreto. Divulgação

Segundo o professor Rui Barbosa, coordenador do projeto Concreto FEI, o sentimento de toda equipe é de extrema felicidade e de dever cumprido. Além disso, o docente destaca a importância do desenvolvimento de estudos na área de Concreto e da participação dos alunos em competições deste nível. “No projeto, os alunos têm a oportunidade de desenvolver e criar novas soluções utilizando o concreto, material bastante aplicado nas construções civis. Já a participação nas competições estimula e propicia aos alunos o contato com o que há de mais novo na profissão, além de conhecer profissionais e empresas do ramo”, destaca.

A equipe também publicou três artigos científicos no congresso e participou da competição Quem Sabe Faz Ao Vivo, que consistiu em produzir um concreto durante o congresso e verificar sua resistência. A equipe conseguiu produzir o concreto mais resistente do concurso, atingindo 47 Mpa após 24 horas de cura. Por conta do bom desempenho da FEI, cinco alunos da Instituição irão representar o Brasil na competição mundial de Concrebol em Las Vegas, nos Estados Unidos, em 2018.

Concreto FEI

O projeto, fundado em 1997, inicialmente visava apenas participar da competição APO (IBRACON). Porém, com o grande apoio e investimento da FEI na área de Engenharia Civil, a equipe se tornou uma das maiores do Brasil. A Concreto FEI foi por muitas vezes campeã de competições nacionais e internacionais, publica artigos científicos, desenvolve soluções de concreto inovadoras e continua buscando, até os dias atuais, novas áreas de atuação. Os alunos membros da equipe adquirem diariamente novas experiências e prática com todo tipo de ensaio, maquinário, manuseio e teorias que envolvem soluções de concreto. Além de desenvolver conhecimentos técnicos e burocráticos que simulam uma empresa de engenharia de pequeno/médio porte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »