Equipamentos de Proteção Individual em Consulta Nacional

Dezembro, 2017 – Estão em Consulta Nacional até os dias 20 e 25 de dezembro, respectivamente, os Projetos de normas ABNT NBR ISO 374-5 – Luvas de proteção contra produtos químicos perigosos e microrganismos – Parte 5: Terminologia e requisitos de desempenho para riscos de microrganismos e ABNT NBR ISO 374-1 – Luvas de proteção contra produtos químicos e micro-organismos – Parte 1: Terminologia e requisitos de desempenho para riscos químicos.

O Projeto de norma ABNT NBR ISO 374-5, com número de Texto-Base 032:006.001-024/5, especifica os requisitos e métodos de ensaio para luvas de proteção destinadas a proteger o usuário contra microrganismos.

Já o Projeto de norma ABNT NBR ISO 374-1, com número de Texto-Base 032:006.001-024/1, especifica os requisitos para luvas de proteção destinadas a proteger o usuário contra produtos químicos perigosos e define os termos a serem utilizados.

Ambos foram elaborados pela Comissão de Estudo de Luvas e Vestimentas de Proteção – Riscos Gerais (CE-032:006.001), que pertence ao Comitê Brasileiro de Equipamentos de Proteção Individual (ABNT/CB-032), responsável pela normalização Normalização no campo de equipamentos de proteção individual compreendendo vestimentas e equipamentos individuais destinados a proteção de pessoas contra riscos, tais como: proteção respiratória, proteção auditiva, capacete de segurança, luvas de segurança, óculos de segurança e cinturões de segurança, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades. Excluindo-se a normalização de equipamentos de proteção individual para a área de radiação nuclear, que é de responsabilidade do ABNT/CB-20.

Para participar da Consulta Nacional, acesse: http://www.abntonline.com.br/consultanacional/. Pesquisar por Comitê – ABNT/CB-032 Equipamentos de Proteção Individual, Clique na lupa (visualizar). Faça o login, caso não possua clique em “Criar meu ABNT Passaporte gratuitamente”.

Vale ressaltar que a participação nas Comissões de Estudo e Comitês Brasileiros da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado. Para participar do ABNT/CB-032 envie um email para eduardo.lima@abnt.org.br.

Fonte: Imprensa/ABNT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *