Borracha produzida no Brasil garante melhor desempenho aerodinâmico da bola oficial da Copa 2018

Dezembro, 2017 – Anunciada como bola oficial da Copa do Mundo de Futebol de 2018, a ser realizada na Rússia de 14 de junho a 15 de julho, a Telstar 18 contém borracha ecologicamente correta e é fabricada pela ARLANXEO na unidade do Rio Grande do Sul. A borracha EPDM Keltan Eco é a primeira do mundo fabricada com etileno de base biológica extraído da cana de açúcar. Aplicada na camada de espuma, logo abaixo da superfície da bola, a borracha têm densidade, dureza, peso e elasticidade adequadas para amortecer os chutes. 

Telstar 18 – Divulgação Adidas

A bola feita com Keltan resiste as condições climáticas e foi testada em jogos de grandes clubes, como o Real Madrid, e também em outras aplicações fora do esporte, como na indústria automobilística. “A sustentabilidade ecológica foi um critério essencial na seleção de produtos para a bola de futebol da Copa do Mundo. Queríamos criar a nova bola utilizando materiais de alta tecnologia que possuem características de alta performance e são sustentáveis”, diz Stefan Bichler, gerente de projetos de Operações de Futebol na Adidas AG. Graças à matéria-prima natural, a borracha Keltan Eco  possui uma pegada de carbono significativamente mais baixa do que polímeros derivados de petróleo fóssil.

KELTAN Eco é a primeira borracha EPDM comercial do mundo produzida de matéria-prima de base biológica.

A Telstar 18 foi inspirada na bola de mesmo nome utilizada no Mundial de 1970, no México, quando a seleção brasileira conquistou o tricampeonato. Na época, os pentágonos pretos e hexágonos brancos foram uma verdadeira revolução de design. Agora, a Adidas equipou a nova Telstar 18 com a mais recente tecnologia, um novo design de painel e uma estrutura de superfície otimizada. Com um chip da NFC embutido na bola, os fãs podem obter conteúdo personalizado através de smartphones e interagir com uma comunidade ao redor do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *