Artigo: Setor da construção civil acende luz verde e mira retomada do crescimento

Devemos fechar 2017 com crescimento de 5% a 10% no volume de vendas e de lançamentos em São Paulo

Dezembro, 2017 – Se você der um passeio pelas grandes cidades brasileiras e olhar atentamente ao redor verá que muitos terrenos vazios ou canteiros de obras que estavam parados até bem pouco tempo começaram a ganhar vida.

Silvio Kozuchowicz

Indicador natural da situação econômica do país, o setor da construção civil vem acumulando resultados negativos desde 2014. Já a expectativa para 2017 é que se encerre o ano com retomada de crescimento, após um período de crise.

De acordo com as estimativas do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), devemos fechar 2017 com um crescimento de 5% a 10% no volume de vendas e de lançamentos no Estado de São Paulo, em relação a 2016, quando foram lançadas 17.620 unidades, e vendidas 16.170 (sem considerar os distratos).

As previsões do Boletim Focus, do Banco Central, sobre o crescimento do PIB para este ano, por exemplo, foram revisadas recentemente para 0,89%, contra 0,73% estimado anteriormente. E para 2018, as estimativas de expansão do Produto Interno Bruto também foram reajustadas, chegando a 2,60%. Se compararmos com os três últimos anos, quando o PIB teve forte queda, fechando 2016 com queda de 3,6%, o número passa a ser ainda mais significativo.

Apesar dos desafios, acredito que o cenário vai melhorar ainda mais ao longo do próximo ano, principalmente devido à queda na taxa Selic, que chegou recentemente à mínima histórica de 7%, o que deve incentivar a retomada dos investimentos no mercado imobiliário.

Na SKR, 2017 foi um ano extremamente produtivo. Lançamos dois empreendimentos: Nomad (Moema) e Moou (Vila Madalena) e planejamos mais três para 2018, sendo dois deles para o primeiro semestre, que já estão com os projetos praticamente concluídos. Vale lembrar que a empresa vinha lançando apenas um empreendimento por ano, há quatro anos. O que prova que nossa expectativa é bem alta.

Para atingi-la, temos que continuar lançando imóveis que atendam às necessidades dos consumidores de hoje, mas com os olhos também para as novas tendências e a inovação, preservando o investimento de nossos clientes e a adequação de seus apartamentos. A chegada dos carros elétricos, a economia colaborativa e o uso de aplicativos para smartphones são alguns exemplos de novidades que precisam ser incorporadas também ao mercado imobiliário.

Silvio Kozuchowicz é presidente da SKR, construtora com 32 anos de mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *