Canteiro de obras de construtora é sede de escola para funcionários

Com foco na responsabilidade social e na formação humana, a Vitta Residencial acaba de dar início, em sua unidade em Bauru (SP), a um curso inédito de alfabetização aos seus trabalhadores que têm atuação no canteiro de obras do empreendimento Terra Branca

Investir em Educação no Canteiro de obras de construtora é a aposta de Construtora em Ribeirão Preto-SP. Divulgação

Ribeirão Preto (SP), fevereiro 2018 – Em Bauru, no interior de São Paulo, depois de um longo dia de trabalho, profissionais da construção civil trocam as ferramentas por cadernos e livros. A sala de aula funciona dentro do canteiro de obras do residencial Reserva Terra Branca, empreendimento da Vitta Residencial Construtora e Incorporadora. Trata-se de um curso inédito de qualificação: o Programa de Educação de Escolaridade de Alfabetização, feito em parceria entre a construtora, o SESI e o Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

A ideia de implementar o Programa de Alfabetização na empresa surgiu depois da realização de uma pesquisa que constatou: a grande maioria dos profissionais dos canteiros de obras apresentava dificuldades em cumprir tarefas simples de leitura, como compreender placas com avisos e instruções para utilizar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

O programa de educação para os colaboradores foi implantado no dia 29 de janeiro deste ano, no canteiro de obras do empreendimento Reserva Terra Branca e já conta com a participação de 10 funcionários. O curso está sendo oferecido sempre às terças e quintas-feiras, das 17h às 18h.

Cristiane Moreira, professora do SESI. Divulgação

As aulas são ministradas pela professora do SESI, Cristiane Moreira. Para ela, a experiência com este tipo de aluno é maravilhosa, gratificante e com aprendizado diário. “Cada dia que os alunos chegam ao curso, demonstram mais euforia pelo ensino. É fantástico acompanhar o envolvimento deles”, afirma.

Manuel Vicente da Silva, aluno do curso. Divulgação

Manuel Vicente da Silva é um dos alunos do curso. Ele trabalha na construção civil há vários anos e conta que a Vitta Residencial foi a primeira empresa em que trabalhou a oferecer este tipo de capacitação aos funcionários. “Eu e minha família nunca tivemos a oportunidade de frequentar uma escola. Através deste curso quero aprender para crescer na vida e poder ajudar minha filha, que hoje tem apenas um ano de idade”, expressa.

Oswaldo Kojima, analista de qualidade da Vitta Residencial diz que a experiência tem sido muito positiva para a empresa, além de ser uma oportunidade gratificante para todos envolvidos. “Temos sentido que o comportamento de muitos colaboradores mudou desde a primeira aula do curso. Eles se sentem pessoas mais inteiras e já pensam em realizar sonhos, que para muitos era impossível de se concretizar”, comenta.

Mais detalhes acesse em www.vittaresidencial.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *