Eletrobras lança Chamada Pública do Procel Edifica

Rio, Fevereiro, 2018 – A Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), lançou hoje (19) a Chamada Pública Procel Edifica 01/2018, como previsto no Plano de Aplicação de Recursos do Procel – em conformidade com a Lei 13.280/2016. O objetivo é selecionar empresas ou agentes, de todas as regiões do país, em três grupos distintos: empresas de construção civil, operadoras de edificações existentes (facilities) e empresas com edificações horizontalizadas, com grande área de cobertura ou de telhado, como, por exemplo, shopping centers, grandes varejistas e grandes universidades.

As ações oferecidas serão específicas para cada grupo de beneficiários. Para as construtoras e incorporadoras, serão oferecidos serviços de consultoria e assessoria para promoção de eficientização energética em projetos de edificações comerciais e/ou residenciais que deverão receber o Selo Procel Edificações. Já para as empresas de administração predial e facilities, o Procel Edifica oferece serviços de consultoria e assessoria para promoção de eficientização da operação de edificações corporativas em uso, através da realização de Diagnósticos de Desempenho Energético Operacional de Edificações (DEO) e avaliação da percepção de conforto do usuário. Fechando a lista, os proprietários de edificações horizontalizadas, com grande área de cobertura, receberão serviços de consultoria e projeto para promoção de eficientização energética de coberturas de edificações, vinculada à instalação de micro/mini usinas de geração distribuída de energia termossolar ou fotovoltaica.

Para mais informações sobre o Edital da Chamada Pública, acesse:http://www.eletrobras.com/chamadapublicaedifica

O segmento de edificações é responsável por aproximadamente 50% do total da energia elétrica consumida no país, e por isso as ações previstas na chamada consideram três pilares importantes para a eficientização do setor: o potencial de eficientização energética para novos projetos de edificações; o potencial de eficientização da operação de edificações existentes; e a aplicação da geração distribuída associada à eficiência energética.

Procel Edifica

Desde 2009, em parceria com o Inmetro, foram emitidas mais de 4.900 Etiquetas PBE Edifica. Além disso, foram emitidos 45 Selos Procel Edificações, desde seu lançamento, no final de 2014. Isso corresponde a 13,82 GWh de consumo de energia evitado, o que equivale ao consumo médio de aproximadamente 7.500 residências/ano. O Selo Procel Edificações identifica as edificações que apresentam as melhores classificações de eficiência energética, motivando o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *