Na Conferência será apresentado estudo inédito sobre impactos econômicos de ataques cibernéticos nas empresas de energia elétrica no Brasil e relatório sobre banda de comunicação dedicada para empresas de utilidade pública
Rio, março, 2018 – De 4 a 6 de abril, no Windsor da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, acontecerá o mais importante Seminário da América Latina sobre Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) para empresas de utilidade pública (energia elétrica, gás e saneamento). A Conferência reunirá geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia elétrica, concessionárias de gás e de saneamento, além de fornecedores de tecnologia.
Além de uma programação diversificada de palestras, o UTC AL Summit 2018 trará estudos inéditos, cujo objetivo é ajudar as empresas de energia elétrica, gás e saneamento no processo de transformação digital. Pela primeira vez no Brasil será apresentado um levantamento sobre os impactos econômicos dos ataques cibernéticos nas elétricas brasileiras. O estudo foi conduzido pelo UTC América Latina, (Utilities Telecom & Technology Council América Latina), entidade sem fins lucrativos que congrega especialistas do setor, e pelo CPQD, um dos maiores centros latino-americanos de pesquisa e desenvolvimento em soluções de Telecomunicações e de Tecnologia da Informação.
O Seminário reunirá líderes da indústria, representantes do governo como Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e as agências reguladoras do setor elétrico e de telecomunicações, ANEEL e Anatel; além de congressistas nacionais e estrangeiros de empresas como Iberdrola e do órgão regulador do setor elétrico da Colômbia, entre outros.
Durante o evento será divulgado também um levantamento sobre a viabilidade de implementar uma banda de frequência exclusiva para comunicação (voz e dados) das empresas de missão crítica, ou seja, todas as Utilities. A pedido da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o UTC AL preparou um levantamento detalhado com apontamento das faixas disponíveis, equipamentos necessários e entraves. Há dois anos, o UTC América Latina vem pleiteando uma infraestrutura de comunicação dedicada para essas empresas, cuja atividade impacta nos serviços prestados para toda a sociedade e não podem ficar fora do ar, sem comunicação. O assunto requer regulamentação e apoio governamental e tem evoluído dentro e fora do país. No Brasil, o órgão regulador está convencido de que as empresas de missão crítica necessitam de uma faixa de frequência para elas. No UTC AL Summit 2018 haverá um painel dedicado ao tema e a Anatel convocou uma reunião do grupo de trabalho Anatel-Utilities para debater com empresas do setor e fabricantes.
A programação contará com uma série de convidados internacionais. Entre eles, Ernest Wohnig, vice-presidente de inovação da System 1 Inc, consultoria com atuação global em análise de risco cibernético. Reconhecido internacionalmente na área segurança cibernética Wohnig assessorou projetos estratégicos de empresas globais e agências governamentais. Atualmente, também faz parte do Conselho do Programa de Segurança Cibernética da Universidade Estadual Thomas Edison (TESU) e preside o conselho consultivo global do Sistema de Controle da Associação de Segurança Cibernética Internacional (CS2AI).
Outro convidado internacional é o Nicolas Arcauz, diretor global de Smart Grid da Iberdrola, empresa espanhola que anunciou, em agosto do ano passado, a conclusão de uma das operações corporativas mais importantes em sua história, justamente no Brasil, com incorporação da Elektro Holding na Neoenergia. Ele apresentará o projeto de migração de medidores inteligentes para 30 milhões de famílias (clientes residenciais da Espanha). Arcauz atuou em diferentes posições na Iberdrola e também em grupos de trabalho criados pelo Ministério da Energia, pelo Regulador e pelo Operador do Sistema na Espanha. O executivo integrou, ainda, diferentes atividades nacionais e europeias no âmbito da Pesquisa e Desenvolvimento, sendo o mais recente o projeto de medidor OPEN, financiado pela União Europeia.
Inscrições gratuitas para governo e empresas de utilidade pública
http://www.utcamericalatina.
Mais informações sobre a programação no site: http://www.utcamericalatina.