Você sabe medir a eficiência da sua escavadeira em campo?

Especialista da Link-Belt destaca a Produção pelo Consumo (m3/l) como a melhor forma de entender a produtividade real e o custo operacional das máquinas

Abril, 2018 – Atender o mercado brasileiro não é para os fracos. Por aqui, é comum os equipamentos pesados, como as escavadeiras, serem usados ao extremo, trabalhando mais de 20 horas por dia em temperaturas elevadas. Diante deste cenário, o consumo de combustível é um dos fatores mais importantes a ser medido e rigorosamente controlado pelo operador. Afinal, esse é o ponto de partida para entender a produtividade e o custo operacional de uma escavadeira.

Escavadeiras hidráulicas Link-Belt chegaram ao mercado brasileiro em 2012. Divulgação

Segundo o gerente de Suporte ao Cliente e de Produto da Link-Belt, Guilherme Borghi, o consumo de combustível, em geral, é medido pela relação de litros de diesel demandados por hora trabalhada da máquina. Mas será que só isso é suficiente para saber o custo real do equipamento? A resposta é não. “Especialmente no caso de escavadeiras, também é preciso levar em conta o quanto o equipamento produziu com aqueles litros de combustível durante determinado período”, explica.

Logo, a produção é o fator principal de eficiência ou não do consumo de energia da máquina. Por exemplo: imagine que você tenha uma escavadeira que faz 18 l/h de trabalho, mas, nessa uma hora, ela consegue produzir cerca de 250 m³ de material no seu máximo – seja carregando, escavando ou valetando. Como comparar com um equipamento que consome 19,5 l/h, mas produz mais de 480 m³ neste mesmo tempo?

“A medição correta é ser feita é a Produção pelo Consumo (M³/litro). Isso é o que chamamos de eficiência de consumo”, diz Borghi. “De nada adianta ter um consumo baixíssimo, se a produção for igualmente baixa. Isso significará mais tempo de trabalho para executar as mesmas tarefas que seriam feitas com máquinas de maior eficiência de produção”, complementa.

Pensando nisso, destaca o especialista, a Link-Belt desenvolveu equipamentos de forma inteligente, que se destacam pela alta produção com o mínimo consumo. “Isso se traduz em altíssima eficiência e ganhos reais em produtividade, velocidade de ciclos, durabilidade e menor tempo para execução de tarefas com custos em patamares muito baixos”, diz. Prova disso é a nova séria de escavadeiras X3E, que segue o padrão de economia de combustível característico da Link-Belt.

As novas escavadeiras podem chegar a ser até 10% mais econômica quando comparada ao mesmo modelo X2. Além disso, os equipamentos contam com o RemoteCARE, um serviço de monitoramento exclusivo, que fornece dados como localização da máquina, análise diária da operação, códigos de erro ativos e consumo de combustível diário, ajudando, assim, na redução do tempo de manutenção das máquinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *