Setembro, 2018 – O Projeto Ecorráuze, com o apoio do Seconci, promoverá no próximo dia 10 de Setembro, das 8h às 16h, a construção de canteiros no CIEP Adão Pereira Nunes, onde serão plantadas espécies variadas, desde hortaliças à árvores frutíferas, seguindo as premissas do modelo Agro-Florestal.
A iniciativa é fruto do Edital de Apoio a Pequenos Projetos Vizinho do Bem, realizado há um ano com a intenção de incentivar os moradores de São Gonçalo a criarem projetos socioeducativos visando resultados eficazes para as comunidades no entorno do empreendimento da MRV Engenharia, o Reserva Solare, em Vila Lage.
Os locais já demarcados (ao lado do campo de futebol e da biblioteca) foram escolhidos criteriosamente devido às condições de sol e da presença de solo exposto. O objetivo é promover um contato íntimo dos participantes com a terra e capacitá-los para praticar o plantio agroflorestal em suas casas, bairros e demais locais de interesse. Dessa forma, serão atribuídas funções para as áreas subutilizadas do terreno que compreende o CIEP através da produção de alimentos orgânicos e saudáveis, tornando a escola um agradável espaço de convivência e gerando alguma autonomia alimentar para o refeitório escolar.
Aproximadamente 450 crianças serão beneficiadas com a iniciativa, atingindo indiretamente através de suas famílias cerca 2 mil de pessoas. O encontro aproximará estudantes e moradores da comunidade da produção de alimentos e práticas sustentáveis, o que contribui para aumentar a segurança alimentar, além de possibilitar o desenvolvimento de atividades rentáveis.
Os interessados em participar deverão comparecer com vestimentas próprias para a atividade (calça comprida e botas ou sapatos fechados) e receberão uma refeição no almoço e frutas ao longo do dia. A inscrição pode ser feita através do telefone: 98805-3311 e 99917-3021
Fonte: Imprensa/Seconci-Rio