Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/jornald3/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/jornald3/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the broken-link-checker domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/jornald3/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Açolab Ventures faz primeiro investimento em startup e seleciona gestora – Jornal da Construção Civil

Açolab Ventures faz primeiro investimento em startup e seleciona gestora

Agosto, 2021 – O Açolab Ventures – fundo de gestão criado pela ArcelorMittal para acelerar startups – comunica hoje (31/08) o seu primeiro investimento. A Aval Tecnologia, desenvolvedora da Agilean – plataforma de gestão da construção civil – é a primeira startup selecionada pelo fundo. Além disso, a Valetec Capital será a gestora do fundo.

Lançado em maio deste ano, o fundo irá investir mais de R$ 100 milhões em startups e pequenas empresas inovadoras. Com a escolha da Valetec – gestora especializada e focada em Corporate Venture Capital (CVC) -, a ideia é acelerar a seleção e priorização de novas startups para análise e investimento. “É o primeiro passo dado para alcançarmos a nossa meta de 10 a 15 investimentos nos próximos 4 anos, por meio do Açolab Ventures.  O primeiro aporte em uma plataforma com grande potencial na construção civil e a chegada de gestora com expertise comprovada em CVC. O fundo avança para reforçar a sua governança e gestão e, ao mesmo tempo, mapear empresas inovadoras e fortalecer o ecossistema de startups“, afirma Rodrigo Carazolli, Gerente Geral de Inovação ArcelorMittal Aços Longos LATAM.

Resende_RJ, 09 de dezembro de 2020
Banco de Imagens ArcelorMittal
Na imagem, a Laminação da Usina da ArcelorMittal na cidade de Resende.
Imagens: NITRO Historias Visuais

A gestão do Açolab Ventures será realizada por uma estrutura com autonomia decisória. De acordo com Peter Seiffert, CEO da Valetec Capital, o trabalho está apenas no início com o investimento na Aval/Agilean.  “A partir de agora, o objetivo é intensificar a agenda de trabalho da Aval/Agilean, conjuntamente com a Valetec e a ArcelorMittal. Vamos focar na execução de um plano de aceleração de seu crescimento e na ampliação de sua presença no mercado”, explica Seiffert.

A estratégia do fundo é identificar startups que tenham solução validada e que desenvolvam novos negócios, produtos e serviços ou incorporem novas tecnologias para aumentar a competitividade e enriquecer a proposta de valor da cadeia da ArcelorMittal. O Açolab Ventures vai adquirir uma participação minoritária em empresas inovadoras com elevado potencial de crescimento.

Os recursos do fundo serão destinados a empreendimentos no país e em outros países da América Latina. As startups selecionadas – caso da Aval/Agilean – relacionam-se às áreas de Siderurgia, Mineração, Construção Civil, Indústria, Sustentabilidade, Logística, Comercial, Varejo e Distribuição.

Startup selecionada – O mercado da construção civil no Brasil e no mundo tem buscado, cada vez mais, obras mais produtivas com menor desperdício de material e soluções customizadas. Desta forma, a primeira startup selecionada pelo Açolab Ventures caracteriza-se por adotar as tecnologias da indústria 4.0 para aumentar a produtividade dentro do canteiro de obras. A Aval, por meio da plataforma Agilean, utiliza no setor da construção civil, tecnologias como inteligência artificial e IoT (internet das coisas) aplicadas diretamente à gestão da produção. O aplicativo permite o acompanhamento de cada obra – em tempo real – por meio de dispositivos instalados no canteiro.

A ideia desenvolvida pela empresa é uma necessidade do setor da construção civil e vai proporcionar valor diferenciado ao mercado. “O investimento vai ao encontro da estratégia da ArcelorMittal de contribuir para a melhoria da produtividade da construção civil por meio desta parceria com uma startup com experiência comprovada em gestão de obras e lean construction que certamente gerará muito valor aos nossos clientes e a todo o ecossistema envolvido”, afirma Gustavo Canaan, diretor de Vendas Corporativas e Comércio Internacional da ArcelorMittal Aços Longos.

A plataforma/aplicativo – criada há três anos – utiliza a filosofia de gestão lean construction, forma de gerenciamento conhecida por evitar desperdícios com tempo, custos e mão-de-obra e proporciona uma transformação digital nos canteiros. Ela adota dispositivo IoT para automatizar a coleta de dados e gerar indicadores e atualizações do status da obra em modelos 3D (BIM).

“A chegada do fundo de investimentos da ArcelorMittal é de extrema importância para a estratégia de expansão da nossa plataforma Agilean, tanto em relação ao market share quanto em relação às novas funcionalidades e evolução da experiência dos usuários atuais. Além do aporte financeiro, existe uma grande sinergia de propósito entre a nossa empresa e a ArcelorMittal, o que nos deixa bastante entusiasmados em relação às novas possibilidades que essa parceria possa proporcionar”, aponta André Quinderé, CEO da Aval Tecnologia. O Agilean está presente hoje em mais de 180 obras em todo o Brasil e na Europa. A plataforma venceu o prêmio de inovação e sustentabilidade na categoria startup da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em 2020.

Mentoria para startups  – Com o lançamento do fundo e a seleção da primeira startup, a ideia é aplicar o conceito de “Smart Money“, ou seja, além do aporte financeiro, a ArcelorMittal também irá acompanhar e oferecer toda a sua estrutura e expertise de mercado, para maximizar a chance de sucesso da parceria. Desde o anúncio da criação do fundo, mais de 600 startups já manifestaram interesse em parceria com o Açolab Ventures.

O Açolab Ventures representa a evolução de uma estratégia potencializada com a criação do primeiro laboratório de inovação do setor siderúrgico do mundo, o Açolab, que completou três anos em julho.  Com atuação voltada para facilitar, organizar e acelerar o processo de inovação na ArcelorMittal, o hub de inovação está conectado a mais de 8 mil agentes do ecossistema e servirá de referência para atrair startups potenciais para o fundo.

Link com fotos das unidades industriais: https://we.tl/t-QYqQkWQyMw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *