Dezembro, 2021 – Há anos atuando nas províncias da Angola, em África, a Asperbras Veículos vem trabalhando para transformar a história do transporte público no país. Desde outubro de 2019, a empresa investiu, em parceria com o governo angolano, no Projeto de Transporte Urbano Regular de Passageiros – TURP.
O sucesso do projeto, que já entregou mais 900 ônibus ao longo dos últimos dois anos, possibilitou o desenvolvimento de duas grandes novidades para a população: os terminais interprovinciais e o novo sistema de bilhética. “Esta é uma nova etapa para o TURP que mudará a vida de milhares de pessoas uma vez que for concluída”, diz José Roberto Colnaghi, Presidente do Conselho de Administração da Asperbras.
O primeiro dos Terminais Interprovinciais será instalado em Luanda e ficará localizado próximo ao Pavilhão Multiuso e Estádio Nacional 11 de Novembro, na Centralidade do Kilamba. Com as obras em andamento desde agosto deste ano, este já é considerado o maior e mais moderno Terminal Rodoviário Interprovincial de Angola. Após sua inauguração, o terminal acomodará cerca de 196 viagens por dia e terá capacidade para transportar 7.840 passageiros diariamente, para diferentes localidades do país.
Já o Terminal Urbano de Luanda, que fica localizado na mesma região, será integrado ao Terminal Interprovincial de Luanda. Este será o primeiro Terminal de Ônibus Urbanos de Angola e ocupará uma área de 4.331,57 m², com área de cobertura de 225,46 m². Terá a capacidade para mais de 400 viagens por dia e transportará mais de 20.000 passageiros ao redor das províncias, diariamente. As obras deste projeto serão iniciadas ainda em outubro de 2021.
Por último, mas não menos importante, será construído o Terminal interprovincial de Huambo. Este será localizado próximo a estação Santa Iria do Caminho de Ferro, no Município do Huambo, na província do Huambo e será o maior e mais moderno Terminal Rodoviário Interprovincial da região, com seus 6.673m² e área de cobertura de 1.204m². O Huambo, por sua vez, acomodará 112 viagens para mais de 4.480 passageiros, diariamente.
“A Asperbras está ajudando a escrever a nova história do transporte em Angola. Nosso principal objetivo estratégico com estes terminais é oferecer, além do transporte de qualidade, a segurança e melhoria na vida de uma população que tanto precisa”, garante José Roberto Colnaghi.
As novidades não param por aí. Além dos terminais, a empresa investiu no novo e moderno Sistema Integrado de Bilhética. Esta tecnologia se trata de um mecanismo integrado, a ser utilizado no Transporte Público, para possibilitar o pagamento do valor das passagens de forma eletrônica e para isso utiliza-se dispositivos como cartões inteligentes ou similares – muito parecido com o Bilhete Único do Brasil.
Este sistema tem como finalidade controlar a operação dos serviços realizados, como a frota em operação pela empresa, viagens e quilômetros rodados por linhas do sistema de transporte público da província. Além disso, controla a arrecadação de dinheiro no transporte urbano, valida as informações dos passageiros e auxilia na definição das políticas tarifárias, implementa e controla o passe social e outros bilhetes aplicados ao sistema de transporte público coletivo, obtém indicadores para influenciar as decisões das políticas de transportes rodoviários e traz maior transparência das informações operacionais do transporte público no país.
A novidade visa, ainda, criar um novo quadro de funcionamento dos títulos de transporte público a nível nacional e atenderá a população geral, bem como os grupos mais vulneráveis e específicos como estudantes, veteranos da pátria e pessoas portadoras de deficiência – estes, por sua vez, terão um passe social exclusivo.
“É gratificante ver como o trabalho da Asperbras influencia no dia a dia do país. Nosso intuito é continuar trabalhando para que essa parceria com o governo local transforme mais vidas, oferecendo às comunidades transporte regular, efetivo, moderno e de qualidade”, finaliza José Roberto Colnaghi.