*Por Gustavo Belizário
O mármore é um tipo de rocha que apresenta alta durabilidade e traz elegância para diversos ambientes por meio de móveis, objetos decorativos, pisos, entre outros. Sendo de uso frequente, a tendência para 2022 é que ganhe ainda mais espaço no mercado interno, pois devido à alta do dólar, os materiais industrializados que são cotados em moedas estrangeiras tiveram aumento considerável e começaram a pesar nos custos dos profissionais da área. Em paralelo também começaram a ser compartilhados conteúdos sobre as propriedades e a versatilidade dos materiais naturais, influenciando assim esse crescimento acelerado.
De acordo com levantamento realizado pela Casa do Construtor, empresa que busca soluções por meio da locação de máquinas e equipamentos de pequeno porte para a construção civil, e pela AGP Pesquisas, divulgado em outubro de 2021, 68% das pessoas entrevistadas disseram que tinham feito reforma nos últimos 12 meses, e 38% afirmaram que a pandemia de COVID-19 foi o motivo.
Por isso que os profissionais do setor devem estar sempre atentos a tudo o que acontece na área, principalmente no que se refere a digitalização desse mercado. Isso porque os consumidores estão cada vez mais ávidos por companhias que tenham disponibilidade em atendê-los quando necessário, que sejam ágeis na resolução de problemas e que ofereçam maior segurança. As soluções tecnológicas existentes hoje proporcionem todas estas vantagens para as pessoas.
Outro ponto a ser comentado é que o mercado de pedras é muito amplo, já que há materiais que podem ser aplicados em diversos ambientes. Porém quando o assunto é mármore, é possível apostar que o tipo dolomítico será o mais escolhido, principalmente por ter uma estética bonita e apresentar propriedades físico-químicas superiores, o que permite a utilização em áreas de tráfego alto e bancadas de cozinha.
Por fim, concluo que é importante que as marmorarias, assim como todos os fornecedores de empresas do setor invistam em segurança e credibilidade. Por isso, devem criar formas de fidelizar o público e apostar mais na tecnologia como uma aliada para que tenham resultados ainda melhores ano após ano.
*Gustavo Belizário é CEO da Nanoprice, primeira marmoraria online do Brasil, fundada com a intenção de conectar arquitetos, construtores, decoradores e consumidores finais a marmorarias.