O prefeito municipal Luciano Vidal e o vice-prefeito Izaques Marendaz receberam da Unesco o certificado de Paraty como Patrimônio Mundial.
A cerimônia foi realizada neste sábado, na Casa de Cultura de Paraty contou a presença da coordenadora de cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula, do secretário do superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Olav Shrader, de representantes do ICMBio, do Príncipe Dom João de Orleans e Bragança, representantes do Povos Tradicionais e autoridades locais.
Com o certificado, Paraty é formalmente reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco pelo seu sítio misto Cultura e Biodiversidade, sendo a única cidade do Brasil e da América Latina a receber o título de Patrimônio Mundial nesta modalidade.
O prefeito Luciano Vidal destacou que a diversidade cultural e natural que a região possui foram as principais características para Paraty ser contemplada com o título em 2019.
“Nossa formação pelo intercâmbio das culturas indígena, africana e caiçara que se expressam nos bens culturais da cidade e que engloba uma fusão de características próprias do patrimônio material e imaterial. Ao mesmo tempo, a cidade apresenta exemplos de povos tradicionais que usam a terra e o mar de forma sustentável, demostrando a interação do homem ao meio ambiente”, disse Vidal.