Programa que capacita mulheres para a construção civil forma sua primeira turma

Na noite desta terça-feira, 11/06, cerca de 20 formandas receberam o certificado de conclusão do programa Elas na Construção, que visa capacitar mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social para atuar no mercado de construção civil. Realizado na sede do Sebrae, em Sorocaba (SP), o evento marcou também o lançamento do novo ciclo que iniciará em julho.

Na abertura do encontro participaram a gerente regional do Seconci-SP, Ester Gonçalves; o gerente regional do Sebrae, Alexandre Martins; o representante da Secretaria Relações de Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Bruno Santana, que na cerimônia representou o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga; o instrutor do Senai, Emerson Silva; a representante da Secretaria da Cidadania, Rita Souza e a representante da Facens, Splice e Agência Atua, Karina Leonetti.

O projeto foi desenhado em formato de Trilha de Capacitação, sendo que na primeira fase elas participam do Programa 1000 Mulheres do Sebrae, focado em inteligência emocional. Nas fases seguintes elas participam de cursos técnicos ministrados pelo Senai, Seconci-SP, Saint Globain e Hidráulica Tropeiro. Ao terminarem a capacitação, elas podem ser absorvidas nas empresas como colaboradoras ou podem empreender abrindo uma micro empresa.

De acordo com a gerente regional do Seconci-SP, Ester Gonçalves, a entidade é parceira do programa oferecendo treinamento de segurança voltado para a Norma NR-18, uma das principais NRs para a construção civil e palestra voltada para a saúde da mulher. “Além da parte de instrução, durante os meses que as participantes estiveram fazendo a capacitação todas elas tiveram atendimento médico e odontológico no Seconci”, explicou a gerente.

Já o gerente regional do Sebrae, Alexandre Martins, agradeceu os parceiros do projeto e parabenizou as formandas. “Sabemos que ninguém faz nada sozinho e essa iniciativa já conta hoje com mais de 20 parceiros. As mulheres têm um olhar diferenciado e elas têm habilidades diferentes de nós homens, pois faz parte da natureza feminina cuidar de tudo e de todos, sendo que muitas vezes elas abrem mão de suas carreiras para cuidar de suas famílias. Parabenizo todas as formandas que se comprometeram consigo mesmas e se superaram. A inserção cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho é muito importante para transformar nossa sociedade”, destacou.

Empregabilidade

Após a entrega do certificado para as mulheres que participaram do primeiro ciclo, a diretora financeira da Construtora Planeta, Welma Pereira, anunciou a contratação de cinco participantes do programa. “Quero agradecer vocês por terem aceitado trabalhar na Construtora Planeta. Acreditamos que as mulheres na construção civil representam competência e sensibilidade. Hoje, mais de 30% do nosso quadro de colaboradores é formado por mulheres e vocês vêm somar com esse time”, ressaltou.

O SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil), que também é parceiro no programa esteve no encontro representado pela coordenadora regional, Viviane Vieira. Segundo a coordenadora, o SindusCon-SP participou da seleção das candidatas para as vagas disponibilizadas pela Construtora Planeta.

“O desafio das construtoras é contratar profissionais qualificados. Devido aos avanços tecnológicos, os canteiros de obras estão se transformando e necessitam contratar pessoal para atividades que, cada vez mais, requerem qualificação. O SindusCon-SP tem atuado junto a diversas instituições, como o Senai-SP, ministrando treinamentos nos canteiros de obras, inovando e capacitando continuamente os profissionais. Neste projeto estamos trabalhando lado a lado com as construtoras que, como a Planeta, desejam absorver essas profissionais”, explicou a coordenadora.

Novo ciclo

Durante o encontro, foi lançado também o segundo ciclo do programa “Elas na Construção” que está com inscrições abertas até o final de junho. As novas turmas iniciarão nos meses de julho e agosto.

Além do treinamento 1000 Mulheres – Inteligência Emocional e empoderamento realizado pelo Sebrae no formato on-line, as participantes terão também cursos da NR-18 e poderão optar pelos cursos de Construção de alvenaria, Curso de Instalação de Piso Vinílico, Curso de Argamassas, rejuntes e impermeabilizantes e Curso de Hidráulica.

Para participar, é necessário ter mais de 18 anos. As inscrições podem ser feitas no link: https://forms.office.com/r/i2k5sxhszy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *