Evento mais tradicional do setor acontece em agosto e está repleto de novidades
O 51º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, um dos eventos mais aguardados do segmento, está marcado para acontecer de 14 a 16 de agosto de 2024, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Este ano, o Encontro será sediado no Expominas, prometendo reunir mais de 1.500 empresários e profissionais da indústria para uma experiência enriquecedora e informativa.
O evento contará com uma programação diversificada para atender às necessidades e interesses variados dos participantes. Destaques incluem:
Minicursos: sessões práticas e educativas lideradas por especialistas da indústria, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e aprimoramento de habilidades.
Fóruns: discussões aprofundadas sobre as tendências e desafios atuais da indústria de cerâmica vermelha, reunindo líderes de pensamento e profissionais renomados.
Diálogos da Construção: Espaço onde engenheiros, arquitetos, projetistas, estudantes e construtoras irão encontrar conteúdo relevante e que agregam conhecimento ao seu dia a dia.
Visitas Técnicas: oportunidade para os participantes explorarem instalações industriais locais e adquirirem insights práticos sobre as últimas tecnologias e práticas de fabricação.
Espaço de Negócios: uma exposição abrangente de produtos e serviços, com mais de 70 marcas, destacando as inovações mais recentes em máquinas e equipamentos para a indústria de cerâmica vermelha.
Prêmio Solução Cerâmica: Com o objetivo de estimular projetos que apresentem aspectos de soluções inovadoras, além de incentivar o uso de materiais de cerâmica vermelha na construção civil brasileira, o Prêmio Solução Cerâmica irá reconhecer projetos de destaque na proposição de soluções para a inovação do ambiente construído. A iniciativa mobiliza estudantes e profissionais que acreditam que a construção civil exerce significativa contribuição para a sustentabilidade do setor e bem-estar dos usuários. Edital disponível em: www.anicer.com.br/PremioSC
PERFIL DO SETOR NO BRASIL
Uma das principais missões do segmento de cerâmica vermelha brasileiro é oferecer produtos qualificados como forma de alavancar sua competitividade e garantir seu espaço na indústria da construção civil do país. As cerâmicas e olarias estão distribuídas por todas as regiões do País. Em sua maioria são empresas de pequeno porte, neste setor tradicionalmente conhecido por gestão familiar e forte empregador em quase todos os municípios do Brasil, agindo contra o êxodo rural e a favelização dos grandes centros urbanos ao manter o homem no interior.
O setor de cerâmica vermelha brasileiro é o principal fornecedor de materiais para alvenarias e coberturas para uso residencial e comercial. A padronização dos produtos (tijolos, blocos, telhas e tubos cerâmicos) é o grande desafio da maioria do setor para manter-se competitivo frente a concorrência dos produtos alternativos, geralmente oriundos de grandes empresas multinacionais.
Segundo o IBGE/Governo Federal, o setor é constituído por 5.578 empresas. Mensalmente, são produzidos mais de 5 bilhões de blocos de vedação e estruturais e 2 bilhões de telhas cerâmicas.
A Associação Nacional da Indústria Cerâmica – Anicer
Criada em 1992, a Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) representa e dá voz ao setor que está presente em grande parte das obras brasileiras. Trabalhando em nome dos milhares de empresários do segmento, a instituição promove a sinergia entre as indústrias e os setores público-privado, além de organizações, parceiros, pesquisadores, técnicos, fornecedores e consumidores. Tendo como foco o crescimento continuado e sustentável, a Anicer oferece novas oportunidades para os ceramistas, seus negócios e funcionários a partir da realização de convênios, serviços, pesquisas e eventos. Como uma instituição que atua nacionalmente, a Associação integra os fabricantes das diversas regiões, favorecendo a troca de experiências e realizando projetos que qualificam o setor. Atualmente a base da Anicer nos estados está composta por aproximadamente 40 Sindicatos, Cooperativas e Associações das Indústrias de Cerâmica vermelha filiados.
SERVIÇO
51º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha
Data: 14 a 16 de agosto de 2024 – Das 14h às 21h
Local: Expominas (Belo Horizonte – MG)
www.anicer.com.br/e51/