Engenheira da Hono Gesso aponta os benefícios de utilização de mantas de lã de vidro na instalação de gesso acartonado na construção civil para não deixar escapar o calor
A estação mais fria do ano já chegou e com ela, casas mais frias. “No Brasil as construções mais antigas são feitas de paredes de alvenaria, o que deixa o ambiente mais frio. Atualmente, os empreendimentos imobiliários já se tem utilizado muito paredes de drywall, um sistema composto por estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado aparafusadas em ambos os lados, deixando o ambiente mais acolhedor já que auxilia a manter o calor do ambiente“, explica Barbara Moraes, engenheira e decoradora da Hono Gesso.
Já que a maioria dos ambientes no país não contam com sistema de aquecimento central como na Europa e Estados Unidos, por exemplo, as construções com placas de gesso acartonado na parede se tornam um diferencial. “O drywall oferece um bom isolamento acústico e térmico já que as instalações permitem composições com chapas duplas, e revestimento interno com lã de rocha ou lã de vidro. E para tetos, existem chapas perfuradas que garantem o isolamento acústico em grandes locais“, comenta Barbara.
Mas o que é especificamente isolante térmico? A engenheira e decoradora da Hono Gesso explica:
Trata-se de um material ou estrutura que dificulta a dissipação de calor usado na construção e caracterizado por sua alta resistência térmica. Assim, se estabelece uma barreira à passagem do calor entre dois meios que naturalmente tenderiam rapidamente a igualarem suas temperaturas.
Na prática se utiliza ar que graças a sua baixa condutividade térmica e um baixo coeficiente de absorção da radiação, constituem um elemento muito resistente à passagem de calor. Por estas razões são utilizados como isolamento térmico materiais porosos ou fibrosos , capazes de imobilizar o ar seco e confiná-lo no interior de células mais ou menos estanques. “É aí que entram as placas de gesso acartonado utilizado em conjunto com lã de vidro, capazes de isolarem o calor tão utilizadas na construção civil“, finaliza Barbara Moraes.
Mais informações pelo site: http://honogesso.com.br