Máquinas pesadas: vale a pena alugar?

Nova tendência traz benefícios e estratégias de melhorias para o campo de obras

No setor de construção, a eficiência e a flexibilidade são fundamentais para o sucesso, afinal há prazos para serem cumpridos e compradores ávidos para ocuparem seus imóveis. O aluguel de máquinas pesadas, portanto, traz uma solução vantajosa para empresas que buscam otimizar operações sem comprometer o capital na compra de maquinários diversificados. Pesquisa realizada pela Mordor Intelligence sobre o mercado de aluguel de equipamentos de construção, aponta que o faturamento desse setor terá um salto de US$ 128,64 bilhões em 2023 para US$ 163,01 bilhões até 2028.

Patrick Schneider Rozin, especialista em linha amarela e veterano na compra, venda, manutenção e aluguel de máquinas pesadas, destaca os principais benefícios dessa estratégia. “O aluguel oferece várias vantagens financeiras e operacionais. Ao optar por ele, as empresas podem evitar grandes investimentos iniciais, liberando capital para outras áreas do negócio, além disso, permite que as empresas utilizem equipamentos modernos e conservados, reduzindo o risco de falhas e aumentando a produtividade no canteiro de obras”, pontua.

O especialista, que atua há anos no mercado de equipamentos pesados, tem aprofundado seus conhecimentos nos EUA, onde explora o mercado local. Sua estratégia inclui a compra de máquinas em leilões, reparação, e posterior aluguel ou venda. Ele acredita que essa abordagem é particularmente benéfica para empresas que necessitam de flexibilidade e variedade de frota para ajustar suas operações conforme a demanda.

Outra vantagem significativa do aluguel é a manutenção e suporte técnico. “As empresas que alugam máquinas pesadas têm a garantia de que os equipamentos estão sempre em excelente estado de funcionamento. Isso não só minimiza o tempo de inatividade, mas também garante que as operações não sejam interrompidas”, declara Rozin. Vale ressaltar ainda que, máquinas em perfeito estado de funcionamento, com a manutenção em dia, garante segurança ao operador no canteiro de obra.

O aluguel também permite que as empresas mantenham sua frota atualizada com a mais recente tecnologia, sem a necessidade de aquisição”, pontua. Essa prática não é apenas uma solução eficiente, mas também uma estratégia inteligente para empresas do setor que buscam manter sua competitividade. “Percebo que, cada dia mais que o aluguel de máquinas pesadas é uma tendência que está crescendo muito e veio para ficar”, conclui Rozin

Patrick Schneider Rozin é especialista em linha amarela, com vasta experiência em máquinas pesadas, atuando na compra, manutenção, venda e aluguel desses equipamentos. Atualmente, aprofunda seus conhecimentos sobre a cultura, a língua e os costumes locais nos EUA, explorando o mercado de equipamentos pesados no país. Sua estratégia é comprar máquinas em leilões, repará-las e, posteriormente, colocá-las para alugar ou vender.

Com experiência em operação, mecânica, soldagem e questões técnicas relacionadas a equipamentos pesados, ele dedica-se a identificar máquinas com problemas, corrigi-los e transformá-las em ativos valiosos para seu negócio. Sua expertise abrange desde compra, venda, aluguel e manutenção de maquinário pesado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *