Os resultados de negócios gerados durante a Expolux serão fundamentais para a retomada do crescimento do setor no segundo semestre de 2016.
São Paulo, 05/07/2016 – A maior feira internacional da indústria de iluminação da América Latina, a Expolux, encerrou a sua 15ª edição, sábado (02/07/2016), em São Paulo (SP), com a consolidação da tecnologia LED, perspectivas de negócios que contribuirão para a retomada do crescimento do setor e a presença de uma audiência qualificada.
De acordo com o diretor do evento, Alexandre Brown, a Expolux se mostrou um excelente termômetro para o setor que vinha trabalhando com uma queda de 7% nas suas vendas para 2016 quando comparado com 2015. “As perspectivas pós-Expolux levaram a Abilux a rever estes números para cima. Tudo indica que a recuperação dos negócios no segundo semestre permitirá ao segmento repetir o desempenho alcançado em 2015, quando faturou R$ 3.9 bilhões”, lembra o executivo.
Além da satisfação externada pelos 380 expositores em relação aos resultados de negócios iniciados durante a Feira, um indicativo da reversão deste quadro foram os resultados obtidos nas rodadas de negócios realizadas no segundo dia da Expolux (29/06). “Com a participação de 14 expositores, 36 compradores e 84 reuniões, os encontros geraram negócios declarados pelos compradores da ordem de R$ 9 milhões”, informa Brown.
As mais de 600 novidades lançadas durante a Expolux, agregadas à realização de eventos paralelos como as Arenas do Conhecimento Simpolux Decor e TEC, que promoveram 45 palestras com a presença de 1.740 participantes e o Espaço Design, uma área de 1.161 metros quadrados com 13 ambientes assinados por arquitetos e designers de interiores dedicados integralmente à apresentação de produtos de iluminação que se destacam pelo design, tecnologia e sustentabilidade, contribuíram para que a edição de 2016 da Expolux registrasse o seu maior número de visitantes.
Segundo o gerente da Expolux, Ivan Romão foram contabilizados 22.320 visitantes do Brasil e do exterior. “Registramos aumento de 5,26% em relação à edição anterior com uma audiência qualificada que incluiu arquitetos, designers de interiores, construtores, engenheiros e lojistas.
Referência em tecnologia e design em iluminação, a Expolux 2016 proporcionou aos visitantes a oportunidade de conhecer em primeiríssima mão produtos que se destacam pela eficiência de tecnologias como a LED, atualmente com vida mais longa e com alta qualidade na reprodução das cores naturais. Luminárias com designs de formas inusitadas em função da aplicação de novos materiais e da criatividade dos designers contemporâneos e controladores de luz com maior rendimento para a automação das áreas internas de residências e edifícios, bem como nas vias públicas integradas à mobilidade e a segurança também foram destaque.
A avaliação dos expositores e visitantes internacionais
Aureon
“Não estávamos esperando receber um grande público na Expolux por conta do cenário econômico do país no momento. No entretanto, os contatos realizados foram ótimos e, com certeza, irão se transformar em contratos/vendas futuras. Estamos satisfeitos e o saldo já é positivo para Aureon. ” Joice Carvalho – Marketing
Intral
“Viemos para Expolux com três lançamentos e com expectativa baixa, mas estamos surpresos com o movimento que, em comparação às outras edições, está sendo menor para a Intral, mas não deixou de ser proveitoso. Cerca de 80% dos contatos realizados aqui serão transformados em negócios futuros. ” Sandro Neves – Coordenador de Marketing
Carambola
“Dentro do segmento infantojuvenil, a Carambola é destaque dentro da Expolux. Além de satisfeita com as vendas realizadas, estou convicta que os contatos realizados com clientes, lojistas/fornecedores têm 70% de chances de se transformar em parceria. Participei de todas as edições da feira e já garanti a minha presença na próxima. ” Crisitiane Ziliotto – Empresária
NewLine Iluminação
“Nosso estande está cheio desde o primeiro dia e estamos satisfeitos. Além de superar a meta de vendas, pois viemos com condições especiais para feira, estamos apresentando nossos produtos para clientes com o perfil que queremos atingir, como decoradores, arquitetos e lojistas, e por este motivo é que a Expolux é a única feira que participamos. Estamos surpresos com o movimento, já que o cenário econômico do país não está favorável. Chegamos inseguros pelo alto investimento que fizemos e estamos saindo satisfeitos. ” Marcelo Mizuno – Gerente de Marketing
Máximo LEDs
“A repercussão da Expolux 2016 foi excelente e superou as expectativas. No estande, lojistas de todo o Brasil fizeram fila para conhecer as novidades. Temos uma linha de produtos bastante diferenciada e arrojada, que privilegia a qualidade e o design. Acredito que o movimento pós-feira dobre o nosso volume de negócios”, conta o empresário que viaja constantemente para a Europa e Ásia para conhecer as tendências do setor de iluminação”. Rogério Máximo – Diretor
Brilia
“Participar da Expolux, mais que uma grande oportunidade de negócios, é a melhor forma de mostrarmos o poder transformador da luz por meio de nosso portfólio. Especialmente nesta edição, apresentamos uma tecnologia inteligente, capaz de criar novas possibilidades e tornar a vida das pessoas mais fácil e intuitiva. Queremos que nossos consumidores e clientes em potencial conheçam os benefícios do LED e tenham contato com o que há de mais inovador no mercado de iluminação”. Vinicius Marchini – co-fundador da Brilia
Visitantes internacionais
Ouvidos, visitantes internacionais que vieram da Colômbia, Costa Rica, Chile, Bolívia, Paraguai e Peru para participar de rodadas de negócios com as indústrias expositoras associadas ao programa Lux Brasil, informaram que pretendem retornar nas próximas edições da Expolux e manifestaram total interesse em certificar e representar os produtos brasileiros em seus países. Foi registrado um alto índice de satisfação por parte dos visitantes. 80% conceituaram como ótima ou boa a visita à Expolux.
Fonte: Assessoria de Imprensa Expolux 2016