O Instituto Opus de Capacitação Profissional, da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), lançou o curso Master em Operação de Construção e Mineração, com o objetivo de capacitar profissionais para atuar nas diversas etapas ligadas à operação de equipamentos para construção e mineração.
O curso foi idealizado para ser um programa completo de capacitação. Com 120 horas, oferece conhecimentos básicos e avançados para uma operação segurança e eficiente de equipamentos pesados, como carregadeiras, retroescavadeiras, escavadeiras, carregadeiras, motoniveladores, tratores de esteiras, entre outros, de acordo com as normas regulamentadoras NR11, NR12 e NR18 e outras legislações vigentes.
Direcionado à operadores, supervisores, técnicos, engenheiros em segurança do trabalho e profissionais de operação, treinamento e manutenção de equipamentos, possibilita ainda adquirir conhecimento sobre as práticas adequadas para operação em obras, os procedimentos que maximizam a produtividade do equipamento e as regras implementadas na indústria. Com isso, os participantes do curso se capacitam para serem multiplicadores dentro de suas companhias.
O conteúdo programático, formado por aulas teóricos e exercícios práticos, inclui temas como proteção e segurança operacional; manutenção e transporte de equipamentos; operação de terraplanagem; e trabalho em equipe e relacionamento interpessoal. O curso é oferecido na modalidade In Company.
O portfólio de cursos do Instituto Opus contempla ainda os cursos nas áreas de equipamentos de linha amarela, de levantamento de cargas, Rigger, de guindastes, guindauto, grua, ponte rolante e pórticos, de Plataformas Elevatórias (PEMT), de gestão de frotas, de britagem, de desmonte de rocha, de agregados, e de máquinas de concreto e asfalto. Também fornece cursos in company e sob demanda. Desde sua fundação, já formou mais de 9.000 colaboradores para mais de 600 empresas. Além do Brasil, foram realizados cursos na Venezuela, Líbia, Moçambique e República Dominicana.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial: http://www.opus.org.br/