SINDIPETRO NF
Nesta manha de segunda-feira(21), aconteceu uma explosão seguida de incêndio em uma Plataforma da Petrobras, localizada na Bacia de Campos, na região de Macaé(Norte Fluminense). Na ocasião, 11 funcionários ficaram feridos, sendo 01 funcionário resgatado no mar, com queimaduras.
Segue relato do Sindicato dos Petroleiros Norte Fluminense sobre o incêndio:
7h25 – Um incêndio foi registrado na manhã desta segunda-feira, 21, na plataforma PCH-1, localizada no campo de mesmo nome na Bacia de Campos.
Trabalhador caiu no mar durante o incêndio e foi resgatado com vida pela embarcação Locar XXII, apresentando queimaduras, mas estava consciente.
Escoamento de gás da unidade foi interrompido como medida de segurança.
9h40 – Coordenador do Sindipetro-NF, solta um vídeo nas redes sociais comunicando o fato.
10h – Sindipetro-NF solta uma Nota onde informa que acompanha com preocupação mais este grave episódio e reforça que tem denunciado sistematicamente, ao longo dos últimos anos, a falta de investimentos em manutenção e na integridade das plataformas da Bacia de Campos. Para o sindicato, os acidentes que vêm se tornando recorrentes são o resultado direto de anos de negligência de governos anteriores, que abandonaram as políticas de segurança e integridade das unidades offshore, provocando o sucateamento das instalações.
11h25 – Horário previsto que o incêndio foi controlado, totalizando cerca de quatro horas de combate às chamas.
12h21 – Petrobrás confirma que são 8 trabalhadores acidentados. Um deles desembarcou pelo Farol de São Thomé e sete por Macaé. Desses trabalhadores que estão em Macaé, um é da Petrobrás.
14h – Trabalhadores não essenciais da plataforma estão sendo desembarcados por conta das condições de habitabilidade da plataforma.