Rio, 2026 – O Jornal da Construção Civil esteve presente na abertura especial da FEICON RIO 2026, que pela primeira vez acontece no Rio de Janeiro, no Rio Centro. Já tradicional no estado de São Paulo, realizada sempre no início do ano, no São Paulo Expo, a FEICON é a principal e maior feira de material de construção para toda rede negócios, profissionalização e networking dos setores de construção, arquitetura e infraestrutura da América Latina.
Com expectativa de mais de 25 mil pessoas visitando a FEICON RIO, nos três dias de encontro. O Jornal da Construção Civil conversou com o Ivan Romao, diretor da feira que nos contou da satisfação e alegria de trazer este grande evento para o Rio.
Jornal da Construção Civil: Ivan, brindar o povo do estado do Rio de Janeiro com um grande evento desta natureza, é algo de outro patamar. Fale da FEICON RIO?
Ivan Romão: Eu acho que você já fez a sua a introdução ideal. Muita gente se interessa por esse segmento da construção civil. A FEICON São Paulo tem atendido uma parte dessa demanda, mas o mercado é gigantesco e a gente entendeu que o Rio de Janeiro tinha uma demanda represada, tinha uma necessidade de da gente trazer para essa cidade maravilhosa com essa representatividade que tem esse mercado aqui, trazer um evento de porte como é a FEICON. Estamos aí com uma grata surpresa, aliás, não era uma surpresa porque dentro do nosso planejamento a gente trabalha para atingir esses resultados, né? A gente tá com uma visitação bem significativa para um primeiro dia. Estamos com um arco de expositores também muito relevante trazendo novidades, trazendo novas tecnologias, uma grade de conteúdo bem extensa que vai trazer muito conhecimento e aprimoramento técnico para a nossa audiência. E para nós, né, é um é um primeiro momento de muitos que estarão por vir, porque a FEICON vem para ficar, ela vai se tornar uma feira anual também no Rio de Janeiro, e a gente também pretende, como a RX, organizadora de eventos, trazer outras marcas para cá.
Jornal da Construção Civil: Então deixa uma mensagem para o setor da construção civil, para esse público imenso do Brasil, do Rio de Janeiro que atua neste setor, do servente ao engenheiro ?
Ivan Romão: Bom, falando primeiro para o Rio de Janeiro: gente, nós estamos aqui de 6 a 8 de outubro no Riocentro, Pavilhão 4. Venha visitar a FEICON Rio, se você é do setor, você não pode deixar de estar aqui. Você vai ter acesso a novas tecnologias, networking e muito conhecimento. E para o Brasil inteiro, essa é uma segunda possibilidade de você ir conhecer o universo da construção civil representado pela FEICON. E agora, FEICON Rio e FEICON São Paulo, feiras anu
Boas Notícias !
A 2ª edição no Rio de Janeiro está confirmada de 5 a 7 de outubro de 2027, dando continuidade à proposta de aproximar os elos da construção civil.
A realização da Feicon Rio também foi avaliada positivamente por entidades representativas da construção civil, que apontam o evento como um instrumento para aproximar os diferentes segmentos da cadeia produtiva e estimular novos negócios no estado.
A chegada ao estado que possui o segundo maior PIB do Brasil, responde a uma demanda do mercado fluminense por um evento dessa dimensão. “A realização da primeira Feicon Rio confirma a relevância de aproximar uma das principais plataformas de negócios da construção dos profissionais e empresas fluminenses. Para a Firjan, apoiar essa iniciativa é contribuir para uma cadeia mais integrada, competitiva e preparada para gerar investimentos, qualificação e desenvolvimento para o estado do Rio de Janeiro”, afirmou Luiz Césio Caetano, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Para Júlio Pereira, presidente executivo da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), a realização da feira representa uma oportunidade de estimular o setor no estado e ampliar o acesso a novidades e soluções construtivas. “O mercado do Rio de Janeiro estava merecendo uma proposição como essa. É um mercado pujante, interessante. A Feicon, como feira da construção civil, vai refletir no médio prazo, muito favoravelmente, para as construções no estado”, afirmou.
Na avaliação da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), a Feicon Rio também amplia a conexão entre fabricantes, revendedores e profissionais, além de facilitar o acesso às inovações do setor. “A indústria acredita muito no potencial da construção civil no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro”, afirmou Mauro Franco, presidente executivo da entidade, ao destacar a oportunidade de apresentar novos produtos e soluções construtivas ao mercado fluminense.

