Outubro, 2026 – Nos dias atuais das grandes obras pelo Brasil é impossível você atuar profissionalmente sem o uso de equipamentos de proteção individual. Muitas normas regulamentam positivamente o ambiente de segurança no dia do trabalho, como NR-6, NR-18, NR-35 Seja obra residencial, obras de energia,
Aproveitamos a FEICON Rio, (edição especial da feira focada no setor da construção civil), para visitar a MAXXLATINA, uma fabricante de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que atende todo o Brasil. Hoje no país, seguindo a norma regulamentadora da NR-6, os EPIs são de uso obrigatório em qualquer área de trabalho profissional. No setor da Construção Civil, profissional sem equipamento de segurança individual, não entra nos canteiros de obras.
Neste sentido, tivemos um bate-papo com a Eliane Ramos, CEO da MAXXILATINA, empresa sediada no Estado do Rio de Janeiro, a que nos contou com a passou a referência nacional na comercialização e distribuição das soluções de EPIs.
Jornal da Construção Civil – Vocês são referência nacional na área de EPIs? E como começou essa trajetória?
Eliane Ramos:
Com certeza! Em primeiro lugar, nós somos muito gratos por estar aqui com vocês. De poder falar um pouquinho da nossa empresa. A Maxxlatina é uma empresa que tem 19 anos. E ela começou somente no EPI e há 12 anos atrás nós começamos também no uniforme. Porque a gente entendeu que é muito importante o cliente, assim, ter um ponto para comprar tanto a calça, porque assim, a vida do comprador é muito corrida, do empresário também. Então, assim, o que puder otimizar de tempo, isso é muito bom. Então hoje a gente oferece essa solução, o EPI: a luva, capacete, óculos de segurança, entre outros itens, juntamente com o uniforme padronizado. Então a gente tem uniformes de linha, camisas de malha, a gente tem camisas gola polo, tem camisas sociais.
Apesar de nós sermos uma empresa carioca, a gente atende todo o Brasil. Nós temos hoje clientes também fora do Rio de Janeiro, em São Paulo.
Em São Paulo, a gente entrega diariamente. Temos um motorista dedicado para São Paulo. Então, o nosso material já chega expresso. Na construção civil e, nos negócios como um todo, tudo precisa ser muito rápido e dinâmico. Para que assim, o cliente já consiga tá na obra, já consiga fazer sua medição, receber, às vezes da onde ele tá prestando serviço.
Jornal da Construção Civil:
E o pós-venda. Não é só vender. Como é que vocês fazem esse acompanhamento? Como é que vocês enxergam isso?
Eliane Ramos:
Então, com certeza a Maxxlatina tem um atendimento personalizado. Às vezes chega um cliente que ele não sabe nem qual EPI ele vai usar para aquela função. Mas os nossos vendedores eles recebem muito treinamento. Os fabricantes vêm até a nossa unidade, trazem treinamentos, isso é de dia inteiro, para que a gente possa assim entender, porque não é só você vender, é você vender um produto de qualidade e um produto que vai dar segurança para o colaborador ir para o seu trabalho e voltar para a sua família em segurança. Então isso é a importância d’a gente ter uma equipe comprometida, uma equipe capacitada para que possa trazer qualidade no atendimento para os nossos clientes.
Jornal da Construção Civil: A MaxxLatina está em expansão?
Eliane Ramos: A empresa está em expansão. É… O ano passado nós saímos de uma… de uma área em torno de 1.500 m², hoje nós estamos numa área em Caxias, o nosso CD e a nossa fábrica fica em Duque de Caxias (RJ). Então o ano passado, na nossa expansão, nós saímos, como te falei, de um local de 1.500 m² e fomos para um local de 3.500 m², onde é dividido uma parte a fábrica e a outra parte o nosso Centro de Distribuição. Nós unimos tudo num espaço só para que pudesse otimizar mais o tempo e a conexão também com os colaboradores em relação a… a entregas, ser mais ágil, já juntar o nosso EPI com a nossa roupa, o motorista já faz tudo carregar. E o nosso escritório fica em Nova Iguaçu, onde fica todo o nosso time de vendas, o time administrativo.
Jornal da Construção Civil: São Paulo é uma filial?
Eliane Ramos:
São Paulo a gente não tem filial, mas a gente atende reuniões, a gente vai até… vai até os clientes, ou faz também a reunião online. Mas lá nós temos uma pessoa dedicada para fazer as entregas.
Então há uma pessoa dedicada para fazer entregas, mas o produto tá todo daqui, estocado, com qualidade. E mais para frente a gente tenta… quer a nossa unidade em outra região do país, né?
Jornal da Construção Civil: Nessa parte final, comente o sucesso da MaxxLatina. Pode falar que não é… [risos] Qual é o segredo?
Eliane Ramos:
[Risos] Não tem segredo!
Eliane Ramos:
Então, para você que quer ter assim, agilidade no atendimento, mas com uma venda consultiva, uma venda onde você tenha um atendimento personalizado, onde você possa tirar suas dúvidas, onde você consiga… tem entregas urgentes, que o nosso diferencial é fazer entregas urgentes— tanto que a gente já entregou altas horas da noite, já entregamos assim, fizemos entregas que dificilmente todas as empresas fariam. Então, assim, nosso ponto forte realmente é ter esse atendimento personalizado. Se o cliente precisar de madrugada a gente vai dar um jeito, se é no fim de semana a gente vai dar um jeito, sempre com esse atendimento assim, humanizado. A gente sentindo a dor do cliente, o cliente precisa crescer, precisa do uniforme, precisa da roupa, e a gente tá aqui para apoiar o cliente. Então assim, se você precisa de uniforme para a sua empresa, precisa de EPI, entre em contato com a gente que a gente vai fazer um preço especial, um preço bom para você e um atendimento de qualidade. É isso!
Redes Sociais:

