Medida serve para evitar invasões dos trilhos e dá mais segurança aos milhares de foliões que vão curtir a folia.
Fevereiro, 2017 – Em virtude dos 451 blocos que vão desfilar nas ruas do Centro do Rio e do grande número de foliões, estimado em mais de 1,1 milhão de pessoas durante o carnaval 2017, a RioTur, adotou medidas de segurança em relação ao VLT Carioca e trânsito na cidade, em conjunto com outros órgãos da prefeitura do Rio, como, a Guarda Municipal, CET-Rio, é, também a Polícia Militar – Governo do Estado. Entre as medidas estão instalações de grades de proteção nas estações do VLT Carioca e a paralisação do serviço do veículo leve durante as passagens dos blocos, na Praça Tiradentes, Avenida Rio Branco e na Zona Portuária, assim como o fechamento de algumas ruas.
Nesta ação de Carnaval, a RioTur, conta com 5.493 agentes da Guarda e PM-RJ, 900 operadores da CET-Rio, 200 banheiros químicos, 17 contêineres e dois postos médicos que vão ajudar a coibir invasões dos trilhos do VLT, entre outras ações. Somente o Cordão da Bola Preta leva sozinho quase 2 milhões pessoas as ruas do Centro, no sábado de Carnaval. De acordo, o presidente da RioTur, Marcelo Alves: “Todo o planejamento operacional serve para dá mais segurança, informação e conforto aos cariocas e turistas, neste carnaval 2017”.
Já para a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira(ABIH-RJ), a taxa de ocupação hoteleira durante a folia na cidade será de 80%, neste ano, ficando 5% menor do que em 2016, é, estima-se de uma entrada de R$ 3 bilhões na economia da cidade.
Para mais detalhe sobre o esquema de trânsito no Carnaval Rio 2017, acesse: http://prefeitura.rio/web/smtr