Parceria beneficiará em torno de 100 jovens no Brasil na primeira fase do projeto que engloba também ações mundiais na Colômbia e Índia
Hoje, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 40% dos desempregados do mundo são jovens de 15 a 24 anos
O apoio às comunidades vulneráveis faz parte da visão global da thyssenkrupp Elevadores em transformar as cidades nos melhores lugares para se viver
Dezembro, 2017 – A especialista em mobilidade urbana, thyssenkrupp firmou parceria com a Aldeias Infantis SOS, organização humanitária internacional. O objetivo é combater o desemprego juvenil, a partir de ações no estado de São Paulo, em regiões com taxas de desemprego severas.
A iniciativa faz parte do projeto mundial de responsabilidade social da thyssenkrupp denominado SEED (Sustentar, Educar, Elevar, Desenvolver) que visa apoiar e desenvolver as aptidões dos jovens na busca de emprego. O projeto vai ao encontro do programa YouthCan! em que a Aldeias Infantis SOS combate o desemprego juvenil com o apoio do setor privado.
Na primeira fase do projeto, aproximadamente 300 jovens das Aldeias Infantis SOS, sendo em torno de 100 do Brasil, receberão assistência profissional da thyssenkrupp e de seus colaboradores locais, por meio do voluntariado corporativo durante um ano. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os jovens a se tornarem adultos independentes profissionalmente através de treinamentos de habilidades, orientação para a carreira e suporte para empreendimentos.
No Brasil, dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que, no 1º trimestre de 2017, 28,8% dos jovens de 18 a 24 anos estavam desempregados. Na América Latina, estima-se que 25% dos jovens estão desempregados e 27 milhões trabalham de maneira informal e em condições inadequadas. No mundo, aproximadamente um terço dos jovens não tem acesso à educação, treinamento ou atividade profissional de qualquer natureza.
A indicação do Brasil como um dos países participantes do projeto está associada à atual conjuntura econômica e à falta de perspectivas dos jovens brasileiros. “É fundamental destacar a importância da formação desses jovens para o desenvolvimento de novos talentos muitas vezes escondidos, a partir do engajamento de nossos colaboradores em atividades efetivas de responsabilidade social”, destaca Sérgio Martins Cardoso, Vice President Head of Field Operation thyssenkrupp Elevator AG.
Para a Aldeias Infantis, a parceria com a thyssenkrupp é fundamental para o avanço do projeto no Brasil. “O YouthCan! é um programa inovador e acreditamos em seu potencial de inclusão. Buscamos unir a expertise da Aldeias Infantis SOS a uma rede de empresas parceiras globais e locais, como a thyssenkrupp, para assegurar que os jovens em situação de risco possam adquirir habilidades e independência em suas escolhas de vida. Vemos esta parceria como um grande passo para impactar a qualidade de vida desses jovens”, explica a gestora nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, Sandra Greco.
Segundo ela, a iniciativa impacta diretamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, no que se refere ao ODS 1 (erradicação da pobreza), 8 (trabalho digno e crescimento econômico), 10 (redução das desigualdades), 17 (parcerias pelas metas) e, indiretamente, o ODS 2 (erradicação da fome), e o 5 (igualdade de gênero). “Como uma organização global, que fez parte da construção dos objetivos da ONU, com foco na garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, este projeto faz com que os jovens possam se sentir protagonistas de sua própria transformação, para uma vida autônoma, social e economicamente incluída.”
Projeto SEED
Por meio do projeto SEED, os colaboradores da thyssenkrupp poderão ser voluntários como instrutores, mentores e modelos de inspiração, oferecendo seus conhecimentos e acesso às suas redes profissionais aos jovens que participarão da parceria com a ONG Aldeias Infantis SOS.
O lançamento mundial do programa foi em Bogotá, na Colômbia, em novembro deste ano, com o objetivo de impactar 300 jovens, sendo 60 da Colômbia, 100 do Brasil e 130 da Índia, terceiro país a receber o projeto no mundo.
Segundo Andreas Schierenbeck, CEO da Thyssenkrupp Elevator, o projeto está no DNA da companhia. “Nosso negócio é o design, fabricação, entrega e manutenção de soluções avançadas de mobilidade urbana que contribuem para tornar as cidades os melhores lugares para se viver. Naturalmente, isso também significa apoiar o equilíbrio social e uma qualidade de vida justa”.
A thyssenkrupp cria oportunidades de crescimento e desenvolvimento de talentos para os seus 52.000 funcionários, através do “seed campus“, uma rede com mais de 15 centros de aprendizado fixos e móveis localizados em todos os continentes. Esta rede é fonte de inspiração para o projeto de parceria da thyssenkrupp Elevator com as Aldeias Infantis SOS.
YouthCan!
O Brasil é um dos três países na América Latina e Caribe onde o YouthCan! foi implementado pela Aldeias Infantis, junto a Colômbia e Costa Rica. No mundo são dez países na Ásia (Indonésia e Sri Lanka), África (Nigéria, Ruanda e África do Sul), Europa (Hungria) e Oriente Médio (Jordânia). Trabalhando com o setor privado, cresce o impacto na vida de jovens e comunidades, contribuindo ativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em 2017, foram alcançados 4.307 jovens pelo mundo, através de um total de 117 parcerias nacionais e envolvimento com 891 funcionários voluntários.